São Miguel Arcanjo – Quem é? História, Dia do Santo e Orações

“Houve uma batalha no céu, pelejando Miguel e seus anjos contra o dragão”. Essa frase foi retirada do livro do Apocalipse, da bíblia Cristã, e lembra a batalha do Arcanjo Gabriel contra o mal. São Miguel foi também guarda do exército de Deus e, por este motivo, é lembrado por seus devotos como um grande protetor, capaz de interceder em causas impossíveis.

Assim como o’ homem na terra luta para sobreviver, Miguel travou no Céu a guerra contra Lúcifer, que se manteve distante do criador. Ao lembrar do santo, as pessoas geralmente pedem coragem para serem destemidas durante a vida.

São Miguel Arcanjo

Dia de São Miguel Arcanjo

São Miguel aparece em bíblias e escrituras de várias religiões. No dia 29 de setembro, fiéis do mundo todo celebram o Dia de São Miguel Arcanjo, para lembrar da luta do guerreiro de Deus contra o mal.

A data especial é celebrada não só pelos cristãos, mas também por judeus e muçulmanos, com o objetivo de homenagear um dos sete espíritos pros de Deus. São Miguel é visto, de maneira geral, como o anjo do arrependimento e da justiça. Ainda, em Hebraico, o significado de Miguel traz a ideia de alguém que é similar a Deus.

A Igreja Católica considera Miguel o padroeiro dos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, médicos, policiais, paraquedistas, radiologistas e da própria instituição cristã. No Dia de São Miguel, é comum pedir orações para afastar ações ruins, como o ódio, a mentira e a violência.

História

Seja cristão, hebraico ou judaico, São Miguel sempre é lembrado como um grande protetor. Por mais que os textos sejam diferentes em cada livro sagrado, a história de Miguel é abordada com grande honra devido à suas conquistas contra o mal.

Para os hebraicos, Miguel é visto como um grande príncipe que chega em tempos de tribulação para livras os filhos de Deus do caminho do mal. “Nesse tempo Miguel vai se levantar, o grande príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo”.São Miguel Arcanjo

No novo testamento católico, a bíblia lembra de uma guerra no céu em que Miguel – o mais forte dos anjos – derrota o Satã. “Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, aquele que engana todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus anjos. Após o conflito, Satã foi atirado à terra juntamente com os anjos caídos de onde eles ainda tentam “desviar o caminho da humanidade”.

Aparições

A aparição de São Miguel aconteceu na região de Colossos, onde atualmente fica a Turquia, depois que São João Evangelista falou sobre anjos e anunciou que o santo iria proteger a cidade de todas as ameaças maléficas.

Após proferir essa sentença, surgiu uma fonte na porta da cidade, onde os doentes com o sinal da cruz e a invocação do Arcanjo, encontrariam a cura de todos os males do corpo e da alma.

Ainda, no alto do Monte Gargano, um pastor quis obrigar uma ovelha a sair de uma caverna. Como o animal não saía do local, ele atirou uma flecha lá dentro, a qual voltou com a mesma velocidade e deixou o homem ferido. O Bispo da região entendeu o caso como um sinal de Deus.

Dessa forma, o consagrado anunciou um jejum de três dias em toda a diocese, pedindo ao Senhorq eu revelasse o que estava acontecendo. Depois do período passar, São Miguel apareceu e declarou que a caverna deveria se tornar uma igreja, local para reviver a fé e a devoção dos féis no seu amor e proteção.

Santuário de São Miguel Arcanjo

Assim como na história, o bispo de Siponto ordenou a criação de uma igreja na caverna em que o pastor de ovelhas atirou flechas. Esse local ficou conhecido Santuário de São Miguel Arcanjo, hoje na Itália, fica próximo do Monte Gargano, na província de Foggia.

Esse é o santuário mais antigo da Europa Ocidental e é um local importante desde a Idade Média. A igreja foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco como parte de um grupo de sete construções italianas.

A arquitetura do local tem piso retangular onde um octógono é a base para uma alta cúpula. A igreja foi construída no século XI, mas o castelo foi ampliado desde então para abrigar mais fiéis. A caverna, no lado esquerdo do santuário, abriga um poço sagrado cheio de ofertas, além de um trono em mármore.

Oração a São Miguel Arcanjo

Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.

Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai todas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.

Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!

Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente
e conduzi-me nos caminhos da paz.

Amém!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply