São Judas Tadeu – Quem é? História, Dia do Santo e Orações

São Judas Tadeu foi discípulo e apóstolo, mas era antes de tudo, primo de Jesus. Ele é autor da ‘Carta de Judas’, o menor livro que a Bíblia possui no Novo Testamento. Em sua carta, ele pede para que os fiéis se afastem de falsos profetas.

A pregação e o testemunho desse discípulo impressionavam os pagãos, fazendo muitos se converterem. Lembre-se que São Judas Tadeu não deve ser confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus. Confira abaixo mais de sua história e outros detalhes.

São Judas Tadeu

História de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. Ele era primo de Jesus, pois sua mãe Maria era prima de Maria Santíssima e o pai Alfeu era irmão de São José. Ele nasceu em Caná de Galileia, na Palestina.

João Evangelista conta na Bíblia uma passagem durante a última ceia. Nessa ocasião, São Judas perguntou a Jesus: “Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo?” Jesus diz que todos aqueles que mantivessem suas palavras e permanecessem fies a seu amor o presenciariam.

Os apóstolos Mateus e Marcos relatam que São Judas era um dos mais fervorosos entre os doze. Após a ascensão de Jesus e dos Apóstolos receberam o Espírito Santo, em Jerusalém, ele iniciou a pregação de sua fé em Galileia. Depois, se dirigiu para a Samaria e outras populações judaicas espalhando o Evangelho. Ele fez parte do primeiro Concílio de Jerusalém e em seguida foi evangelizar na Mesopotâmia, onde hoje é a Pérsia, Edessa, Arábia e Síria.

Quando estava na Mesopotâmia, se juntou a outro apóstolo, Simão o Zelota, que estava viajando com o quinto Apóstolo a ir ao Oriente. Segundo relatos de São Jerônimo, ambos foram martirizados cruelmente quando estavam na Pérsia. Eles foram mortos por machados dos sacerdotes pagãos quando se recusaram a cultura a deusa Diana.

Este santo é famoso como o das causas impossíveis. Os fiéis o invocam quando precisam de ajuda com causas desesperadas ou quando passam por grandes momentos de angústia. Essa devoção começou na França e na Alemanha no fim do século XVIII. No Brasil, a devoção a esse santo surgiu apenas no início do século XX. Devido à forma como foi morto, ele é representado segurando um livro e um machado. Hoje, suas relíquias são encontradas na Basílica de São Pedro, em Roma.

São Judas Tadeu

Dia de São Judas Tadeu

No dia 28 de outubro é comemorado o Dia de São Judas Tadeu. São Judas foi um dos discípulos de Jesus e por isso a data é comemorada pelos católicos. Na data, os fiéis participam de romarias e novenas em homenagem ao santo. Na igreja ocidental, Judas e Tadeu são celebrados na mesma data. No entanto, a Igreja Ortodoxa Grega, distingue a data de comemoração dos dois santos celebrando Judas, “irmão” de Jesus, em 19 de junho, e o apóstolo Tadeu em 21 de agosto.

Imagem e Significados

Os detalhes da imagem desse apóstolo são curiosos pois revelam sobre sua vida. Confira.

O manto vermelho

O manto vermelho representa sua martirizarão, que aconteceu no ano 70. Mártir significa aquelas pessoas que dão a vida por conta da fé que possuem em Jesus Cristo. Quando estava na Mesopotâmia, ele foi preso por sacerdotes pagãos que o obrigaram a cultuar uma deusa.  Porém, ele recusou e proclamou sua fé era em Jesus Cristo. Sendo então morto pelos pagãos.

A túnica verde

Para o cristianismo, a cor verde representa a vida que venceu a morte. Assim, ela representa que apesar da maneira trágica como foi morto, ele venceu a morte em Jesus e encontra-se no céu.

A lança e o machado

Esses foram os instrumentos utilizados no seu martírio. Para os mártires, o instrumento do martírio se torna um sinal de gloria celestial, como aconteceu com a Cruz de Jesus Cristo.

O livro na mão

O livro é o símbolo de sua missão como Apóstolo. Ele representa a carta que São Judas escreveu no Novo Testamento. Além disso, ele é símbolo de sua pregação.

O medalhão

Algumas imagens desse santo incluem um medalhão que contém a face de Jesus Cristo no peito. Este medalhão é significado da fé inabalável que ele teve em seu primo, Mestre e Senhor, que o levou ao ponto de morrer por ele.

Oração de São Judas Tadeu

“São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão.
Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos se descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade.
Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão (faça o pedido da graça a ser alcançada).
São Judas Tadeu, rogai por nós. Amém. ”


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply