Início » Nossa Senhora e Santos » São João Batista – Quem é? História, Dia do Santo, Padroeiro e Oração

São João Batista – Quem é? História, Dia do Santo, Padroeiro e Oração

Os mais importantes santos da Igreja Católica possuem datas especiais para comemorar sua história. Um dos santos mais famosos e importantes na história do catolicismo é São João Batista. Conhecido popularmente como “santo festeiro”, ele foi uma das pessoas mais próximas de Jesus.

São João Batista era primo de Jesus e foi ele quem o batizou no Rio Jordão. Por ser quem realizava os batismos, ele ficou conhecido como João Batista. No Novo testamento, ele foi o anunciante da vinda do Salvador.

São João Batista

Dia de São João Batista

A Igreja Católica celebra-se o dia de São João Batista em duas datas: 24 de junho, pelo seu nascimento, e 29 de agosto, pelo seu martírio.

Imagem do santo

A túnica roxa da imagem desse santo representa o jejum que ele fez durante o período que passou no deserto. A mão direita levantada simboliza seu ato de pregação da palavra de Deus. A concha que ele carrega na mão esquerda simboliza sua missão como batizador dos fiéis e do próprio Jesus.

A flâmula que ele ergue diz, em latim, Ecce Agnus Dei, que significa ‘Eis o Cordeiro de Deus’ e por isso, a imagem contam também um cordeiro que representa Jesus. A cruz da imagem anuncia Jesus como Salvador e o martírio sofrido também por João Batista. Já seu manto vermelho simboliza sua morte.

Oração a São João Batista

“São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias. Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciaste com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém”. 

Onde ele é padroeiro?

São João Batista é padroeiro em Niterói, Itaboraí e Açu (Brasil), Turim (Itália), Perth (Re. Sedo) e em Terra Nova e Labrador (Canadá).

História de São João Batista

João Batista nasceu em 24 de junho em Aim Karim, uma cidade de Israel localizada a 6 quilômetros de Jerusalém. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e sua mãe era Isabel, prima de Maria Mãe de Jesus. Ambos os pais eram estéreis e desejavam muito ter um filho.

Santa Isabel já era idosa e nunca tinha engravidado quando o anjo Gabriel apareceu para Zacarias durante seu trabalho e anunciou que Isabel ficaria grávida, e que este filho deveria ser nomeado João. Zacarias ficou perplexo e só acreditou quando, pouco tempo depois, Isabel engravidou conforme o Anjo havia profetizado. Por isso, seu São João Batistanascimento foi considerado um milagre divino que consagrou João Batista desde o ventre materno.

Foi nesse mesmo período que o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria mãe do Salvador. Maria foi visitar Isabel quando soube de sua gravidez e esta fez a famosa saudação a Maria: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”.

Quando adulto, ele passou um período no deserto, onde se preparou para a vinda do Messias. Ele realizava penitências e orava para aceitar tudo o que lhe acontecia com devoção. Além disso, João pregava a vinda de Jesus Salvador, o que lhe conferiu o título de profeta. Sua missão era converter as pessoas pelo arrependimento pelos pecados que haviam cometido através do batismo. Essa missão deu origem a seu nome, hoje chamado de São João Batista.

Quando João encontra Jesus caminhando em sua direção para ser batizado, ele diz a famosa frase “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” Apesar de não se considerar digno de batizar Jesus, ele o faz com amor, fé e respeito.

Depois de ser batizado por João Batista, Jesus segue profetizando em outras cidades e João continua cumprindo seu papel como denunciador dos problemas sociais, como injustiças, imoralidade, abuso de poder e leis de Deus que eram infringidas. Foi por conta dessa última que ele acabou sendo preso por Herodes. Mesmo estando preso, João denunciou o caso do rei com a esposa do irmão. Salomé, filha de Herodíades, seduz Herodes com sua dança e ele promete a ela qualquer coisa que deseja-se. Salomé pede a cabeça de João Batista. Por esse motivo, João foi decapitado pelo rei.

Comente