Início » Nossa Senhora e Santos » São Francisco Xavier – Quem é? História, Dia do Santo, Imagem e Oração

São Francisco Xavier – Quem é? História, Dia do Santo, Imagem e Oração

São Francisco Xavier foi um missionário e apóstolo católico, cofundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa responsável por converter pessoas ao cristianismo.

Exerceu tal atividade com mais frequência na Índia e Japão, por isso se tornou conhecido como “apóstolo do oriente”. No século XVII, foi beatificado pelo papa Paulo V e canonizado pelo papa Gregório XV.

História de São Francisco Xavier

São Francisco Xavier

São Francisco Xavier, cujo nome de batismo era Francisco de Jasso Azpilicueta Atondo y Aznáres, nasceu em 7 de abril de 1506 em Xavier, cidade do reino de Navarra, na Espanha.

Quando tinha 9 anos, seu pai (conselheiro de João III, rei de Navarra) morreu. Ao completar 14 anos, sua mãe (que pertencia a uma família nobre), manda Francisco para estudar em Paris, onde aprofundou seus conhecimentos em filosofia, literatura e humanidades, além de aprender francês, alemão e italiano.

Fundação da Ordem dos Jesuítas

Posteriormente, passou a dividir uma casa com o francês Le Fèvre e o espanhol Inácio de Loyola. Juntos, eles criam a Sociedade de Jesus, que foi expandida com a chegada de mais 4 jovens e transformada na Companhia de Jesus, considerada a maior ordem religiosa do mundo.

Para pertencer à Companhia de Jesus, fez voto de pobreza. Ainda no século XVI, a ordem foi reconhecida pela igreja católica e Francisco foi ordenado sacerdote.

Vida missionária

Como integrante da Companhia de Jesus, Francisco torna-se missionário e parte para o litoral sul da Índia para converter fiéis ao cristianismo. Desembarcou em Costa de Pescaria e conseguiu atrair o povoado, provocando mudanças na região.

Em seguida, vai ao Japão, onde pregou (com a ajuda de seu amigo Angiró, que era seu tradutor e intérprete) e conseguiu estabelecer congregações em três cidades.

Durante o período que permaneceu no Japão, aprendeu a língua local e escreveu um livro sobre a vida de Jesus e criação do mundo, material que foi utilizado na evangelização dos japoneses.

Justamente por seu trabalho expressivo na Índia e no Japão, com resultados significativos, Francisco passou a ser conhecido como o “apóstolo do oriente”.

Milagre no mar

São Francisco Xavier era conhecido por acalmar tempestades e isso se deve a um milagre performado quando navegava com marinheiros na região das Ilhas Moluscas.

Na ocasião, o mar estava muito revolto e havia um temporal muito forte. Os marinheiros começaram a gritar clamando pela ajuda de Deus e foi então que Francisco mergulhou seu crucifixo no mar.

Imediatamente, a água ficou calma e crucifixo sumiu, o que deixou os marinheiros assombrados, declarando a situação como um milagre obtido graças a São Francisco Xavier.

Morte de São Francisco Xavier

Francisco morreu em 3 de dezembro de 1552, segurando um crucifixo que Inácio de Loyola havia lhe dado. Seus restos mortais estão na Basílica de Bom Jesus de Goa.

Em 25 de outubro de 1619, foi beatificado por Paulo V e assumiu o nome de São Francisco Xavier. Já em 1622, foi canonizado por Gregório XV, assim como seu amigo Inácio de Loyola, passando a ser conhecido como o protetor dos missionários.

Dia de São Francisco XavierSão Francisco Xavier

A igreja católica celebra São Francisco Xavier no dia 3 de dezembro. Curiosamente, trata-se da mesma data de falecimento do missionário.

Imagem do santo

São Francisco Xavier é retratado vestindo túnica e segurando um crucifixo. Geralmente está olhando para cima, em um sinal de submissão e devoção.

Oração

Amabilíssimo e amantíssimo Santo, em união convosco adoro reverentemente a Divina Majestade e pelo muito que me regozijo dos especialíssimos dons da graça com que vos favoreceu durante a vossa vida mortal e pela glória que gozais agora, eu lhe rendo afetuosíssimas graças e peço, do fundo de minha alma, por vossa poderosa intercessão. Conceda-me a graça importantíssima de viver e morrer santamente.

E vos suplico também (fale seu pedido especial) e se o que peço não convier à glória de Deus e ao proveito de minha alma, quero alcançar aquilo que a uma e outra seja mais conforme.

Amém!

Onde São Francisco Xavier é padroeiro?

São Francisco Xavier é padroeiro de Navarra, na Espanha, bem como da ilha de Bornéu, de Mongólia, Sri Lanka, Goa, Bombaim (Índia), entre outras localidades asiáticas. No Brasil, é padroeiro de Salvador, capital da Bahia.

Comente