São Cipriano – Quem é? História, Cidades Padroeiras e Orações

São Cipriano é uma figura importante no cristianismo, sendo considerado símbolo de conversão de crença e resistência. Saiba, aqui, mais sobre ele, conheça sua história e principais orações!

História de São Cipriano

São Cipriano

Nascimento e ocultismo

São Cipriano nasceu em 250, em Antioquia, uma região localizada entre a Arábia e a Síria. Era filho de pagãos ricos e desde a infância tinha contato com a feitiçaria e ciências ocultas.

Viagens e estudo de ciências ocultas

Quando adulto, viajava com frequência pela Grécia e Egito, para estudos e aperfeiçoamento de seu conhecimento em ciências ocultas, o que durou até sua conversão ao catolicismo.

Conversão

Em Antioquia, vivia Justina, uma donzela rica. Seus pais eram pagãos e Justina foi criada nessa tradição, no entanto posteriormente se converteu ao cristianismo.

Um jovem rico se apaixonou por Justina, que foi cedida por seus pais para casamento. Ela, porém, recusa-se. O jovem, então, recorre a Cipriano para utilizar seu conhecimento em magia para convencer Justina a desistir de sua fé e casar-se com ele.

Mas, os feitiços lançados não surtiram efeito. Foi aí que Cipriano se desiludiu com as ciências ocultas, converteu-se ao cristianismo e distribuiu seus bens aos pobres.

Morte

O imperador Diocleciano, sabendo da conversão de Cipriano e Justina, começa a persegui-los. Logo são presos e torturados, mas não cederam. Com a resistência, o imperador joga ambos numa caldeira de cera e banha fervente, mas nada acontece a eles. Como último recurso, Diocleciano ordena a morte de Cipriano e Justina, o que ocorreu no dia 26 de setembro de 304 (foram decapitados).

Dia de São Cipriano

O dia de São Cipriano é em 16 de setembro, data na qual a comunidade cristã celebra e faz homenagens a ele. Curiosamente, foi exatamente no mês de setembro que Cipriano foi morto pelo imperador Diocleciano.

São Cipriano

Imagem de São Cipriano

São Cipriano é caracterizado como um homem de barba e cabelos longos, posicionado de joelhos e com as mãos em sinal de oração. Somente uma túnica marrom com detalhes dourados cobre parte de seu corpo.

A imagem mostra a humildade de São Cipriano e sua devoção depois da conversão ao catolicismo, demonstrando claramente sua transformação de vida e mudança de crença/fé.

Essa é a representação mais comum de imagens de São Cipriano, mas é possível encontrar poucas variações nas quais aparece de pé vestindo uma túnica vermelha, verde ou marrom.

Onde São Cipriano é padroeiro?

São Cipriano é padroeiro em Portugal, numa aldeia de Louredo, próxima à cidade de Porto. Além disso, também é da cidade de Jaguaré, localizada no estado do Espírito Santo, no Brasil.

Oração de São Cipriano

Boa parte das orações de São Cipriano são destinadas a solicitação de proteção contra pessoas que lhe desejam fazer mal. Abaixo, listamos duas orações mais conhecidas com essa finalidade:

“Pela intercessão de São Cipriano e todo o coro de arcanjos, anjos, santos e profetas. Senhor eu lhe rogo que afasteis de mim, da minha casa, da minha vida e da minha família todo o mal, toda a inveja, todo o orgulho, todo o egoísmo!

Eu lhe suplico que esta pessoa (nome de alguém que esteja lhe prejudicando) seja colocada em seu devido lugar, que ela deixe de perturbar a minha casa, a minha vida e a minha família. Que ela não seja nunca capaz de abalar a minha fé!

Eu lhe imploro, Senhor, pelos poderes de São Cipriano que intercedeis por mim nesta batalha! Que esta pessoa rompa eternamente os seus laços comigo, que perca a inveja, que perca o desejo de me fazer o mal e de me destruir. Amém.”

“Salvo estou, salvo estarei, salvo entrei, salvo sairei, são e salvo como entrou nosso senhor Jesus Cristo no rio Jordão com São João Batista. Na proteção de São Cipriano eu entro, com a chave do senhor São Pedro eu me tranco.

A São Cipriano eu me entrego, com as três palavras do credo Deus me fecha. Deus na frente, paz na guia, que Deus seja minha companhia, o divino Espírito Santo ilumine os meus caminhos, livrando-me de todo mal e inimigos que possam se opor no meu caminho, que as sete forças do credo fechem meu corpo. São Cipriano é minha trindade para sempre. Amém!”


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply