Santo André – Conheça a História do primeiro discípulo de Jesus

Nascido em Betsaida, Santo André é uma das figuras mais importantes da Igreja Católica, pois ele foi o primeiro discípulo de Jesus Cristo. Mencionado várias vezes no novo testamento, ele vivia com seus irmãos e seu pai, que também tinham sua religião como centro de tudo.

História

Antes de seguir os passos de Jesus, André foi discípulo de João Batista, que acreditava na vinda do Messias que iria tirá-los da pobreza e da fome. Em um de seus encontros, Batista apresentou Jesus Cristo para André e seu irmão. No dia do encontro, eles tinham certeza de que ela era o verdadeiro messias.

Jesus conversou com os dois rapazes e viu que eles tinham uma humildade e harmonia que seria perfeito para serem instrumentos de propagação de fé. Foi assim que o senhor fez o convite para os irmãos de segui-lo como seus discípulos, sem dúvida alguma, os dois aceitaram de prontidão.

André foi o primeiro a reconhecer o Messias, seguiu o mestre nos seus três anos de pregação e presenciou o milagre de multiplicação dos pães e dos peixes. Ele sempre foi um presença contínua e discreta, foi fiel a Jesus por toda sua vida.

Com a crucificação de Jesus, André conseguiu fugir e continuar com a sua pregação e propagação dos ensinamentos de seu mestre. Além de fortalecer a Igreja da Palestina.

Martírio

Com o crescimento da comunidade cristã, o Santo ficou cada vez mais conhecido. Egéas, governador do local ordenou que André renegasse sua fé, pois ele exaltava a figura de Jesus e colocava ele num patamar maior do que de qualquer pessoa, e isso incomodou a autoridade. Obviamente, o santo negou seu pedido, nunca iria negar sua devoção que tinha por seu Cristo.

Egéas ordenou que ele fosse crucificado, entretanto o Santo André não queria que fizessem o mesmo que fizeram com Jesus, ele não merecia essa comparação. Então foi amarrado na cruz em formato de “X”, por isso o nome “cruz de Santo André” ficou conhecido.

Dia de Santo André

O dia de Santo André é comemorado em 30 de novembro. Países como Escócia e Romênia têm recesso nesse dia, para homenagear o santo. Em regiões portuguesas acontecem algumas festas.

Cruz de Santo André

Você já deve ter ouvido falar em “cruz de Santo André” muito no seu dia a dia. Esse símbolo além de ser representado em brasões de armas e bandeiras, ela também é utilizada na sinalização de trânsito para alertar o condutor a presença de um cruzamento de linha férrea.

Oração

“Santo André, Apóstolo de Jesus Cristo, que conheceste a exigência e a alegria de seu primeiro pelo, dá-nos a graça de responder-lhe com a mesma fidelidade, de O servir cada dia no lugar que Ele para nós escolheu. Tu que distribuíste à multidão faminta o pão que o Senhor multiplicava em tuas mãos, obtém para nossa pobreza o mesmo milagre. Faze que esperemos o socorro de Deus com a invencível esperança do amor, preocupados unicamente com o advento de seu Reino. Testemunha da boa-nova que tua voz levou até as extremidades da terra, conserva nos apóstolos de nosso tempo esta fé viva que transporta montanhas e constrói o Reino. Mártir de teu testemunho, concede-nos a graça de união à Cruz de Jesus Cristo; que ela seja a alegria de nossa vida e o penhor de nossa ressurreição na claridade de Deus. Amém!”


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply