Santo Agostinho – Conheça sua História!

Responsável pela concepção do pensamento cristão medieval e da filosofia patrística, Santo Agostinho nasceu no Norte da África, foi filósofo, bispo e escritor. Conheça a história do santo que ajudou a formar alguns conceitos da filosofia adotada pela igreja Católica.

santo agostinho

História

Agostinho era uma pessoa muito inquieta, ela sempre estava em busca de um conforto para alma, de uma verdade que pudesse “abraçar” e mostrar um caminho certo. Ele queria encontrar o rumo de uma vida de paz e tranquilidade. Em sua jornada para encontrar cristo, ele passa por diferentes doutrinas e costumes que só reforçam sua inquietação e dúvida perante aqueles costumes, até chegar a fé cristã.

Sua mãe sempre tentou convertê-lo ao cristianismo, ela era uma pessoa com uma fé muito fervorosa, mas isso não foi o suficiente para trazer seu filho para dentro da igreja. Agostinho foi ter seu primeiro contato com algo para achar seu caminho com a filosofia. Conheceu as obras de Cicero, em que ele mostrava que a filosofia era uma arte de viver, típica do estilo helenístico. Insatisfeito com essas reflexões, percebia que ainda faltava algo que preenchesse o seu vazio.

Passados muitos anos em busca, o Santo se encontra com a bíblia. Mesmo com muitas leituras, ele não se contentou com um livro que falava apena de um deus, não via sentido nos ensinamentos, punições e o perdão. Para ele não tinha sentido nenhum, por fim ele resolveu continuar na sua busca procurando um caminho seguro para que ele pudesse nortear sua vida.

Agostinho se deparou com o Maniqueismo, uma doutrina que afirma que o bem e o mal eram as únicas coisas que existiam no mundo, em que não apenas existem, elas constituem nosso universo, são chamados de princípios ontológicos. Entretanto, agostinho ainda tinha um receio, pois ele queria acreditar em algo que ele não tivesse nenhuma dúvida e sim certeza em qual escolha estaria tomando.

Depois de muito tempo procurando, decepcionado em ainda não ter encontrado algo para te completar, ele encontra o Bispo Ambrósio, que era um grande orador na cidade que ele estava. Um dia agostinho resolveu ouvir seus sermões e chega um momento em que ele cai em si e se comove com as palavras do Bispo. A partir daí, ele se converte através de um momento místico, a fé cristã, e finalmente encontra seu caminho com cristo. Dentro das suas reflexões ele percebe que a conversão é algo que ocorre interiormente e tem o propósito de encontrar a real verdade.

Dia de Santo Agostinho

O dia de Santo Agostinho é celebrado no dia 28 de agosto, são feitas várias comemorações em diversos lugares do Brasil prestigiando o santo.

Oração de Santo Agostinho

“Gloriosíssimo Pai Santo Agostinho, que por divina providência fostes chamado das trevas da gentilidade e dos caminhos do erro e da culpa a admirável luz do Evangelho e aos retíssimos caminhos da graça e da justificação para ser ante os homens vaso de predileção divina e brilhar em dias calamitosos para a Igreja, como estrela da manhã entre as trevas da noite: alcançai-nos do Deus de toda consolação e misericórdia o sermos chamados e predestinados, como Vós o fostes, a vida da graça e a graça da eterna vida, onde juntamente convosco cantemos as misericórdias do Senhor e gozemos a sorte dos eleitos pelos séculos dos séculos. Amém.”


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply