Santa Rita de Cássia: história, oração, dia litúrgico e imagem

A Santa Rita de Cássia era filha única de uma simples família proveniente da cidade de Cássia, Itália.

Seus pais, Antonio Mancini e Amata Ferri não sabiam ler nem escrever, mas ensinaram tudo o que sabiam sobre o salvador Jesus Cristo para a sua filha.

Ficou conhecida como a santa dos desesperados e das causas tidas como impossíveis, e quando os fiéis estão em agonia, precisam de socorro, de uma benção urgente e tida por muitos como impraticável, pedem intercessão à Santa Rita de Cássia.

Continue lendo e descubra tudo sobre a Santa Rita de Cássia:

História da Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia: história, oração, dia litúrgico e imagem

O sonho de Antonio Mancini e Amata Ferri era ter um filho, mas por já terem uma idade avançada, esse sonho era muito difícil de ser realizado. Contudo, nada para Deus é impossível, e Amata estava grávida e, em 1381 nasceu a então conhecida como Santa Rita de Cássia.

Para o orgulho de seus pais, desde cedo a Santa Rita de Cássia manifestou seu interesse pela vida religiosa e queria ir para um convento.

Porém, para atender aos ensejos dos seus pais que já eram muito idosos, Rita casou-se com um homem de nome Paulo Ferdinando, com quem teve dois filhos. Com o tempo, este homem mostrou-se ser diferente do que todos imaginavam, tornando-se um homem agressivo, rude e alcoólatra.

Com muita oração e paciência, Santa Rita de Cássia aguentou por muito tempo a vida promíscua de seu marido, confiando sempre em Deus, com a certeza de que suas preces seriam ouvidas e seu marido convertido.

E esse dia chegou. Paulo, marido da Santa Rita de Cássia se converteu aos preceitos de Cristo, tornando-se um homem bom e abandonando seus vícios. Porém ele veio a ser assassinato, por inimigos feitos antes da sua conversão.

Posteriormente, os filhos de Rita vieram a falecer. Sem marido e sem filhos, ela tomou um novo rumo na sua vida: decidiu se tornar monja agostiniana.

Tentou algumas vezes ingressar na ordem, mas não foi aceita, muitos dizem que porque não pediu com fervor, outros alegam que seu ingresso foi negado porque as irmãs agostinianas só aceitavam jovens solteiras.

Ela passou a orar mais e mais, cuidar de doentes, praticar o bem, aconselhar pecadores, mas nunca desistiu de se tornar uma monja.

E então a Santa Rita de Cássia conseguiu ingressar na Ordem das Irmãs Agostinianas, após estas abrirem uma exceção pela história de vida de Rita.

Passou os últimos 14 anos da sua vida no Mosteiro de Cássia, onde continuou sua vida de orações e penitências, com muita humildade e sempre ajudando os próximos. Sua fé era tão intensa que em sua testa surgiu um espinho da coroa de Cristo.

Imagem, Dia da Santa Rita de Cássia

O dia de celebração da Santa Rita de Cássia é no dia 22 de maio. Sua canonização foi assinada em 1900 pelo então papa Leão XXIII.

Na imagem de Santa Rita de Cássia ela aparece juntamente com:

  • Coroa de espinhos;
  • Crucifixo;
  • Rosas.

O crucifixo representa a sua paixão por Jesus Cristo. A coroa simboliza uma de suas orações, que era a contemplação de Jesus Cristo na cruz e os sofrimentos pelos quais ele passou.

Já as rosas simbolizam uma roseira de Rita plantou em um convento, que continua brotando milagrosamente o tempo todo, inclusive no inverno. Simbolizam, também, a bondade no coração da Santa.

Oração da Santa Rita de Cássia

Oh gloriosa e poderosa Santa Rita de Cássia, chamada de Santa das causas impossíveis, chamada de advogada das causas desesperadas, auxiliadora da última hora, abrigo e refúgio da dor, que consegue arrastar para o abismo da desesperança e do pecado e, com toda confiança em Vosso gigante poder junto ao Coração Sagrado de nosso Senhor Jesus, a Vós venho recorrer por um caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime diariamente o meu coração, que é (mencione o seu pedido).

Obtenha a graça que desejo, Ó Santa Rita de Cássia, pois é muito necessária.
Uma vez presentada para Vós o meu pedido, a minha singela oração, por Vós que sois tão amada e querida por Deus, certamente meu pedido será atendido por Ele.
Dizei ao Nosso Senhor Jesus Cristo que me valerei eternamente de tal graça para melhorar a minha vida, para melhorar os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu sobre a Divina Misericórdia de Cristo.
Ó querida Santa Rita de Cássia, nossa padroeirados casos impossíveis, intercedei por nós! Amém.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply