Início » Sem categoria » Santa Joana Francisca de Chantal: História, Dia e Oração

Santa Joana Francisca de Chantal: História, Dia e Oração

Santa Joana Francisca de Chantal

Filha de Benigno Frémiot, Santa Joana de Chantal foi um modelo de perfeição evangélica, seguindo o exemplo de Maria. Sua vida religiosa foi cheia de trabalhos, sofrimentos e consolações. Mas sem dúvidas, Chantal fez um grande bem à sociedade e à toda igreja.

Saiba mais sobre a sua história e sua representação aqui.

História

Nascida na França em 1572, Joana Francisca de Chantal foi criada pelo seu pai, vereador e um homem exemplar, após sua mãe ter falecido. Os dois sofreram muita humilhação e dificuldades, por seu pai estar envolvido em maquinações políticas.

Joana sempre foi uma menina de fé por ter crescido em uma família muito religiosa. Aos 5 anos deu um exemplo marcante quanto a presença de Jesus no Santíssimo Sacramente, pois falou a um calvinista que questionava o pai: “O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que ele falou, fazeis dele um mentiroso”.

Nos seus 20 anos, Joana casou-se com o Barão de Chantal. Após seu casamento, ela foi morar em um castelo em que sua primeira ordem foi rezar missas diárias com a presença de todos, incluindo todos os servidores domésticos.

Depois de 8 anos, seu marido faleceu depois de ser vítima de uma caçada, mas como Joana era uma pessoa muito rica de fé, perdoou todos os causadores do acidente. A partir disso, dedicou sua vida inteiramente para criação dos filhos e seus momentos de oração. Com muito sofrimento, a Santa procurou ajuda e conheceu o Bispo Francisco de Sales, que juntos criaram uma fundação religiosa. Após alguns anos, Chantal se sentiu tocada novamente por Deus e criou a ordem das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora, que ajudava e auxiliava os necessitados.

Santa Joana Francisca faleceu no ano de 1641 deixando um legado de honestidade e compaixão.

Dia de Santa Joana Francisca de Chantal

Santa Joana foi considerada um modelo de mãe e exemplo de santidade na vida religiosa. Dia 12 de Agosto é comemorado seu dia, uma homenagem por ela ter sido um grande exemplo de pessoa. Sua caridade sensibilizou e inspirou muitas pessoas.

Orações

“Concedei-nos, ó Deus, a sabedoria e o amor que inspirastes à vossa filha Santa Joana Francisca de Chantal, para que, seguindo seu exemplo de fidelidade, nos dediquemos ao vosso serviço, e vos agrademos pela fé e pelas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

“Pelos méritos de Santa Joana Francisca de Chantal, eu Vos peço, Senhor, por minhas necessidades materiais, emocionais e espirituais. Dai-me a graça de sempre encontrar o consolo que preciso através da oração, meditação bíblica e da adoração ao Santíssimo Sacramento. Amém.”

 

Comente