Início » Nossa Senhora e Santos » Santa Efigênia: história, oração, dia litúrgico e imagem.

Santa Efigênia: história, oração, dia litúrgico e imagem.

A santa Efigênia é a santa protetora dos militares e dos incêndios, padroeira daqueles que buscam a casa própria.

Ela possui uma história de provações e vitórias, sendo a principal responsável por espalhar a palavra de Cristo na Etiópia e foi a primeira mulher de origem africana a receber a santidade.

Conheça mais sobre Santa Efigênia

História de Santa Efigênia

Santa Efigênia: história, oração, dia litúrgico e imagem

Santa Efigênia foi uma princesa do Reino de Noba (conhecido também reino de Núbia), um pequeno reino localizado em Etiópia, país que fica a nordeste da África.

Também conhecida como Santa Ifigênia, ela era uma princesa pagã, uma vez que todo seu reino era mergulhado no paganismo.

Assim, 8 anos após a ascensão de Cristo, o apóstolo Mateus foram até o reino de Núbia para evangelizar aquele povo, até então seguidores de costumes pagãos.

Entretanto, como em muitos lugares, o apóstolo Mateus foi tido como louco pela população, e somente a Santa Efigênia acreditou em suas palavras, tendo se convertido ao cristianismo, aceitando a ideia de um único Deus para ser adorado.

Após a conversão da princesa Efigênia, os pagãos muito influentes ficaram com medo de que a mesma pudesse convencer outras pessoas a se converterem também.

Assim, conversaram com o rei e inventaram que o apóstolo Mateus estava ofendendo os seus deuses, e convenceram o rei de que os deuses pagãos só o perdoariam se sacrificassem a Santa Efigênia, o que após muita persuasão foi aceito pelo rei.

Quando do dia do sacrifício da Santa Efigênia, esta não lutou contra, apenas confiou no poder do seu único Deus. No momento em que acenderam a fogueira, anjos vieram socorrê-la, tirando-a do fogo são e salva.

Após esse ocorrido, todo o reino passou a acreditar em um único Deus e se converteram ao cristianismo, sendo tanto a santa Efigênia quanto toda a corte sido batizada.

E ela foi a responsável por propagar a palavra de Cristo. No momento de sua morte, recebeu um aviso de Deus e, ficou tão feliz e agraciada que doou todos os bens que ainda estavam em sua posse.

Imagem, Dia da Santa Efigênia e outras informações importantes

O dia da santa Efigênia (ou Ifigênia) é comemorando em 21 de setembro, juntamente com o dia de São Mateus, responsável por tê-la convertido ao cristianismo.

A Santa Efigênia tem várias imagens, cada uma com um significado diferente.

Em algumas imagens ela aparece com os seguintes objetos:

  • Livro;
  • Terço;
  • Espada;
  • Coroa.

O significado da imagem de Santa Efigênia varia de acordo com esses objetos. A coroa, por exemplo, simboliza a sua origem nobre, pois era princesa de um reino. Simboliza também a vitória dos santos sobre a morte e o pecado.

Já o livro nas mãos da imagem da Santa Efigênia significa o evangelho que ela recebeu do apóstolo Mateus e a espada simboliza a pregação da palavra de Deus que a Santa Efigênia propagou pela Etiópia.

E o terço em suas mãos simboliza a sua devoção à Virgem Maria.

Oração da Santa Efigênia

A Santa Efigênia possui diversas orações, e são poderosas armas para quem busca por uma casa própria ou proteção para a sua residência:

A vós, ó meu Pai Bondoso, vos suplico com fervor por esta casa, por todos aqueles que nela vivem e também por tudo que ela possui. Abençoai, ó Pai, e enriquecei-a abundantemente.Conceda a fertilidade da terra e prodigamente o orvalho do céu, o bem estar espiritual e também todas as coisas necessárias para a vida.Que a benção do senhor Jesus Cristo esteja sempre sobre ela e que o Espírito Santo permaneça sempre nos corações de todos os seus moradores.Que todos os visitantes que nela adentrarem sintamo amor, a bondade, e a paz de Cristo. Pela intercessão da Santa Efigênia, aquela a quem protegestes o teto, atendei, Ó Cristo, nossas preces.

Há também a oração da Santa Efigênia pela casa própria:

Ó, Santa Efigênia, padroeira da casa própria, preciso urgentemente de um teto. Preciso adquirir a minha casa própria, que poderei chamar de meu lar, onde colocarei a minha amada família. Ajude-me, ó Santa Efigênia, nesta caminhada tão difícil. Acolhe meu pedido e leve-o até Deus, Pai Todo-Poderoso, para que não me falte forças e oportunidades. Neste momento, te entrego todas minhas preocupações e fico em silêncio para ouvir a tua sábia resposta. Peço que ilumine a minha vida hoje e sempre. Amém.

Comente