Início » Vida Cristã » Pentecostes – O que é? – A história do Pentecostes – O Espirito Santo

Pentecostes – O que é? – A história do Pentecostes – O Espirito Santo

Pentecostes é uma celebração onde os Cristãos comemoram a descida do Espírito Santo nos Apóstolos, é uma festividade marcante realizada exatamente 50 dias depois da Páscoa, data em que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos.

A palavra ” Pentecostes” é originada do Grego ” Pentêkoste” que quer dizer ” Quinquagésimo”. Ou seja, faz menção aos 50 dias depois do domingo de Páscoa.

O que é dia de Pentecostes na bíblia?

O dia de Pentecostes é uma data marcante para os Cristãos, pois representa o final da festa Pascal.

No Novo Testamento, comemora-se a chegada do Espírito Santo na terra, essa festa está descrita na bíblia no Ato dos Apóstolos 2:1-4:

“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

Nessa ocasião, os Apóstolos receberam os dons do Espírito Santo depois que Jesus subiu aos céus.

No Antigo Testamento, já era comemorado o dia de Pentecostes, entretanto, tinha outro nome e objetivo. O povo Hebraico chamava o evento de Shavuoth, que quer dizer ” Semanas”.

Nessa ocasião, o objetivo da festa era a gratidão a Deus pela colheita, além disso, celebrar o dia em Moisés recebeu as tábuas com todas as leis sagradas, o chamado ” Torah”.

“Contem cinquenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor.” (Levítivo 23,15-16)

Qual é a importância de Pentecostes?

O Pentecostes está entre as três datas mais importantes do calendário cristão, ou seja, tem o mesmo significado do Natal ( nascimento de Jesus), Páscoa ( Morte de Jesus) e Pentecostes ( Ressurreição de Jesus).

A comemoração dessa data mostra que as pessoas que acreditam em Jesus Cristo acolheram a sua mensagem e se tornaram seus seguidores.

Pentecostes marca a era em que o Espírito Santo é o condutor das Casas do Senhor, uma vez que Jesus Cristo subiu aos céus.

O Espírito Santo conduz os Cristãos de todos os cantos da terra, é ele que faz com que o povo perceba que a palavra de Deus é a única que salva e promove vida em abundância.

O que é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é a terceira trindade ( Pai, filho e Espírito Santo), ou seja, pode-se dizer que ele é parte do Senhor todo Poderoso e age diretamente na vida do Cristão, é ele conduz a Igreja.

Deus é Onipotente, enviou seu único filho ( Jesus) para salvar o povo da terra do pecado e posteriormente, deixou o Espírito Santo para santificar e dar vida a sua Igreja.

As pessoas que crêem em Jesus podem ser batizadas não só com água, mas com o Espírito Santo. Foi o que os Apóstolos presenciaram no dia de Pentecostes, onde o Espírito Santo apareceu na forma de ” Línguas de Fogo” sobre todos eles.

Entender a atuação e mistério da Trindade é sublime, entretanto, nem todas as dominações religiosas compreendem da mesma forma.

Porém, é preciso saber que o Espírito Santo é uma pessoa, isso está descrito em João 14:16 -17:

” Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir.Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”

O Espírito Santo fala, convence o pecador, pensa, sente e toma decisões como visto em diversos trechos da bíblia:

João 16:7-8

“Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei.8Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.

Efésios 4:30

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção”.

Apóstolos 16:7

“Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu”.

João 16: 13-15

“Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês”.

O Espírito Santo é Deus, foi enviado a terra no Dia de Pentecostes para que a Igreja começasse a declamar os ensinamentos de Cristo.

Comente