Início » Nossa Senhora e Santos » Os 12 Apóstolos de Jesus Cristo – História dos Apóstolos

Os 12 Apóstolos de Jesus Cristo – História dos Apóstolos

Enquanto vivo, Jesus pregava seus ensinamentos e conversava com o povo. Dentre o povo, poucos foram os que, no início, desejaram conhecer mais da obra de Deus, os que permaneceram fiéis a Cristo aprenderam seus ensinamentos e foram escolhidos para dar continuidade à Palavra.

Esse apóstolos, pessoas que acompanharam Jesus em suas andanças e missões, foram incumbidos de aprender os meios de Deus, de entender Jesus como filho do Senhor e dar continuidade à sua obra depois que o Filho de Deus voltasse aos céus.

Esses seguidores e aprendizes foram chamados de Apóstolos, ou enviados, e foram responsáveis por pregar o evangelho ao mundo e dar início, com bases firmes e consistência, à Igreja de Deus.

André

Santo André Apóstolo

 Um dos primeiros seguidores de Cristo, era pescador e tinha como irmão Simão Pedro, que também terminou por se tornar um dos Apóstolos. Diz as escrituras que foi chamado por Jesus, enquanto trabalhava com a pesca, para se tornar um de seus escolhidos. Diz-se que foi um dos primeiros evangelistas já pregando a palavra na época de Jesus.

Viveu seus dias em um vilarejo ao norte do Mar Negro e, graças a suas atividades pregando a palavra, foi condenado por autoridades locais que o crucificaram em um suporte de madeira em X. isso dá origem à Cruz de Santo André.

Bartolomeu ou Natanael

Apóstolo Bartolomeu

Apesar de constar na lista de Apóstolos finais de Cristo, Bartolomeu possui poucas informações sobre sua atuação e suas atividades, assim como sua história, dentro das inscrições da Bíblia. Apesar disso sabemos que já foi chamado de Bartolomeu e Natanael, o último nomeado por João.

Isso leva a crer que Bartolomeu era o sobrenome do Apóstolo pois o nome significa literalmente “filho de Talmai”, que também é um nome com pouca ou nenhuma informação de origem. Diz-se que foi exercer sua função em territórios Indianos e lá foi crucificado de ponta cabeça.

Tiago 

Também um Apóstolo cujas informações são escassas. Sabe-se que foi filho de Alfeu e que por isso seria irmão de Mateus e poderia ser primo de Jesus. Denominava-se como Tiago o Menor apesar de esse nome poder referenciar outro seguidor.

Pouco se sabe da vida de Tiago, suas viagens, missões e morte. Diz-se que pregou a palavra em territórios persas e lá foi crucificado.

Tiago

Tiago filho de Zebedeu, irmão de João, foi um dos pescadores convidados por Jesus Cristo para se tornarem os escolhidos de sua palavra. Juntamente com André e seu irmão, Tiago e João foram chamados enquanto arrumaram redes de pesca no mesmo local, e assim passaram a seguir Jesus e seus ensinamentos.

Tiago foi um dos primeiros a morrer nas mãos daqueles que desejavam impedir a obra Cristã. Por ordem do rei Herodes Agripa I, foi condenado a uma morte pela espada. Ambos, Tiago e João, sendo sempre mencionados juntos, estiveram na Transfiguração e ficaram conhecidos como filhos do trovão, denominação dada por Jesus.

João

Irmão de Tiago e um dos filhos do trovão, João foi um dos apóstolos mais importantes na obra de Jesus. Graças a coincidências bíblicas e falta de informação, cremos que João e Jesus eram primos, graças ao parentesco de suas mães.

Diz-se que João era o mais explosivo e impulsivo dos Apóstolos e seu jeito de ser lhe garantiu algumas presenças dignas nas histórias da vida e morte de Jesus. Esteve aos seus pés na crucificação e foi o grande responsável por escrever boa parte dos textos do Novo Testamento, assim como as Cartas do Apocalipse.

Judas Tadeu

Foi um dos escolhidos de Jesus e, apesar da confusão do nome com o apóstolo traidor, foi conhecido também como Tadeu. Jesus enviou Tadeu para orar pela cura do Rei Abgar da Mesopotâmia e, depois que Jesus morreu, permaneceu na região e começou a pregar em várias cidades. Morreu apedrejado por mágicos em Suanir na Pérsia.

Judas Iscariotes

Conhecido como grande traidor de Jesus Cristo e responsável por sua morte na cruz. Judas costumava ser conhecido como tesoureiro dos apóstolos e ao longo da jornada de Cristo se fez presente com sentimentos de avareza e sovina. Depois de entregar Jesus para as autoridades se arrependeu e devolveu o dinheiro da recompensa, se matando em seguida.

Mateus

Também um dos mais influentes escritores do evangelho, Mateus costumava ser um cobrador de impostos cuja reputação carregava muita desonestidade para com a população e os trabalhadores. Costumava-se chamar Levi, sendo rebatizado por Jesus como Mateus, “dádiva de Deus”. Dizem que pregou durante sua vida na região da Pártia e da Etiópia e foi martirizado em Nadabá.

Filipe

Foi um apóstolo pouco famoso com apenas algumas passagens retratando-o na Bíblia. Levou um grupo de gregos para conhecer Jesus e apresentou outro dos apóstolos, Bartolomeu. Dizem que Filipe pregou na França, Rússia, Ásia Menor e Índia, mas nada é confirmado.

Simão Pedro

Pode-se dizer que Pedro, apesar da falta de obras escritas, foi um dos principais apóstolos de Jesus Cristo. Foi o responsável pela liderança da Igreja em suas fundações. Se tornou um líder renomado e muito respeitado desde o surgimento da Igreja. Diz-se estar sepultado abaixo da Basília de São Pedro em Roma.

Simão Zelote

Um dos misteriosos apóstolos em que nenhuma informação acerca de sua obra com o evangelho nem sua morte são consideradas verídicas e ainda permeiam muitas dúvidas. Diz-se que foi escolhido juntamente com outros apóstolos para se tornar parte da obra de Jesus.

Tomé

Também sabe-se pouco a respeito de Tomé, mas foi um dos pescadores escolhido por Jesus e que participou de sua crucificação. Tomé se tornou missionário na Índia, sendo martirizado e sepultado lá.

 Matias

Escolhido como substituto de Judas Iscariotes, foi um dos que, entre as exigências feitas para um substituto, conseguiu seu lugar ao lado dos outros apóstolos. A Bíblia não diz muito a respeito da obra do apóstolo.

Comente