Oração Salve Rainha Completa, Cantada e Comentada

A oração Salve a Rainha é uma das mais tradicionais das religiões cristãs. Acredita-se que essa reza seja uma forma de pedir por consolo, visto que a Nossa Senhora é tida como a mãe dos desolados e da misericórdia.

Sendo assim, a oração pode ser feita em qualquer momento entre os fiéis que estão a passar por momentos de dificuldades, epidemias ou miséria. Em casos de calamidades naturais, por exemplo, sempre se pede para que os fiéis façam grupos de orações para rezar a Oração de Salve a Rainha em busca de ajuda pelos feridos e afetados.

Além disso, a oração Salve a Rainha é uma das rezas que faz parte da oração do Santo Rosário (Veja aqui como rezar o terço). 

Oração Salve a Rainha Completa

oração salve rainha

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia!
Vida, doçura e esperança nossa, salve!
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva;
a vós suspiramos, gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa,
Esses vossos olhos misericordiosos
a nós volvei
e, depois desse desterro,
mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre.
Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce Virgem Maria!

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,
para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.

Oração Salve a Rainha na versão latim

Salve, Regina, mater misericordiae!
Vita, dulcedo et spes nostra, salve!
Ad te clamamus, exsules filii Evae.
Ad te suspiramus, gementes et flentes
in hac lacrimarum valle.

Eia, ergo, advocata nostra,
illos tuos misericordes oculos
ad nos converte.
Et Iesum, benedictum fructum ventris tui,
nobis post hoc exsilium ostende.
O clemens! O pia! O dulcis Virgo Maria.

Ora pro nobis, Sancta Dei Genetrix,
ut digni efficiamur promissionibus Christi.

Amen.

Oração Salve a Rainha em canto gregoriano

A oração de Salve a Rainha também é muito comum na versão de canto gregoriano em missas mais tradicionais. Abaixo, você confere a letra e música na versão Liber Usualis (1961) cantada por monges beneditinos do mosteiro espanhol de Silos:

Oração Salve Rainha cantada

Confira no vídeo abaixo a oração da rainha completa na versão cantada. Use a letra da oração para acompanhar e cantar junto:

>> Veja aqui como fazer a oração para Nossa Senhora Desatadora de Nós <<

História da Oração Salve a Rainha

A oração Salve a Rainha tem várias origens históricas. Entre elas, a mais comum é a do monge e líder religioso Hermano Contracto – um religioso beneditino que a teria escrito por volta do ano 1050 no mosteiro de Reichenau, no Sacro Império Romano-Germânico.

Cota-se que, na época, os povos da Europa Central estavam passando por muitas dificuldades devido a uma sucessão de calamidades naturais e epidemias ocorridas naquele tempo que coincidia com a invasão por nômades desesperados que, em busca de saciar a fome e a miséria, saqueavam as cidades, matavam e roubavam.

Hermano Contracto já era muito familiarizado com Virgem Maria, visto que sua mãe também católica o orientou a fazer orações para a santa devido as deformações congênitas que lhe assolaram por toda a vida. Sendo assim, o monge diante de tal situação procurou estender a usa devoção para a santa para além de sua própria vida e escreveu a oração de Salve a Rainha para pedir pela salvação dos demais de sua época.

Entretanto, a oração como se faz hoje é um tanto modificada visto que registros da época não continham a tríplice invocação final (“Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce Virgem Maria!”).

Acredita-se que esses trechos tenham sido acrescentados pelo padre São Bernardo de Claraval mais de um século depois às vésperas do Natal. Na ocasião, o bispo foi enviado para a Alemanha como legado papal para a Alemanha onde o conduziram para o toque dos sinos para ouvir os cânticos sagrados. Importantes pessoas estavam presente no evento religioso, incluindo imperadores.

No momento em que começou a Oração Salve Rainha São Bernardo ficou extremamente comovido e a orou outras três vezes, acrescentando algumas partes ao texto original. Desde então, as mesmas se mantiveram e fazem parte da reza atual.

Outra origem: Ademar de Monteul

Outra vertente da história de oração de salve a rainha tem a ver como uma clemência para a vida, tendo sido criada pelo bispo de Le Puy durante a primeira cruzada à Terra Santa. O texto teria sido criado como um hino de proteção aos cruzados.

Entretanto, diz-se que a versão do bispo Le Puy teria uma oração diferenciada da versão de Hermano Contracto, pois terminava com a frase:” e, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre“ , fazendo uma referência a Nossa Senhora Aparecida.

Quando fazer a oração Salve a Rainha

A oração Salve A rainha é muito comum nas missas de domingo e na reza do santo rosário. Aprender a oração entre os catequistas no modo de coro também é uma boa forma de saber como pedir à Nossa Senhora para que traga a pessoa amada e mantenha o coração dos fiéis firmes na salvação.

Se você está precisando de proteção confira aqui também a oração de São Miguel para pedir a proteção contra os inimigos e garantir a sensação de segurança neste importante momento da sua vida.

Veja, abaixo, algumas imagens prontas para compartilhar nas redes sociais que contém a oração de Salve a Rainha:

Oração Salve a Rainha

Oração Salve a Rainha Completa

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votes, average: 4,63 out of 5)
Loading...

Leave a Reply