Oração do Pai Nosso na íntegra – Como fazer, Cantado, Recitado e com Imagens †

O Pai Nosso é a oração mais conhecida em todo mundo, e também pode ser chamada por Oração do Senhor. Essa reza é usada em diversas religiões como uma forma de devoção à Deus. Segundo a Bíblia Sagrada (em Mateus 6:9-13) a oração foi dita a primeira vez por Jesus, como uma forma de ensinar aos fiéis como fazer preces à Deus.

Confira, abaixo, a história completa do Pai Nosso e acompanhe a reza com as imagens e vídeos.

Como fazer a Oração do Pai Nosso

Faça o sinal da cruz e ore:

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome.

Venha a nós o Vosso Reino.

Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal,

Amém.

Imagens do Pai Nosso

Compartilhe as imagens abaixo da oração do pai nosso nas suas redes sociais e ajude a espalhar a mensagem do Evangelho, assim como Jesus o fez a pedido de Deus.

oração pai nosso

Oração do Pai Nosso

† Clique aqui para aprender a fazer a Oração do Credo †

Oração do pai nosso cantado

No vídeo abaixo você pode acompanhar a oração do pai Nosso na íntegra completo:

Oração do Pai Nosso recitado

No vídeo abaixo, você confere a versão do pai nosso recitado para ouvir nos seus grupos de oração ou em momentos de meditação.

Oração do Pai Nosso em Aramaico

Para os cristãos tradicionais essa é a versão do Pai Nosso em Aramaico, o idioma oficial da Bíblia (antes de ser traduzida). Mais abaixo, você confere a letra para acompanhar.

Abvún debachmaia
Netcádech chmor
Teitê malcutar
Nerruei tseviánar aicána
Debachmaia af ba-ár há
Ravlán larma dessuncanan iarmana
Uachpoclan raubéin uartarréin
Aicána daf renan chuórren olrraiaben
Uela tarlan letnessiuna
Ela patsan min bichá
Metul delarre malcutá
Uarraila uatechpurta
Lar-lam almin
Aamein

Interpretação e Significado do Pai Nosso

O principal significado do pai nosso é de que não é preciso habilidades para se praticar a fé, basta crer. Afinal, como é contado na Bíblia Sagrada,  a vontade de Deus ao disseminá-la por meio de Jesus Cristo foi justamente a de ensinar os incultos a fazer uma oração e demonstrar sua devoção.

Entretanto, mais do que isso,  cada frase do Pai Nosso possui um significado muito intenso e que resume as principais qualidades de um fiel cristão. Confira, abaixo, a interpretação para cada frase da oração;

Pai Nosso que estás no céu

Chama-se o pai que estás no céu como se fosse uma metáfora para chamar por alguém que não está presente no espaço-tempo, pois é onipresente.

Santificado seja o vosso nome

Significa colocar o nome de Deus acima de tudo, santificando a sua existência.

Venha nós o vosso reino

É como se estivesse pedindo para que Cristo retorne, uma visita que já foi prometida por Deus no Evangelho de Mateus.

Seja feita a vossa vontade assim na Terra como no céu

Sugere que Deus esteja acima de todas as coisas e que as vontades dele se sobreponham aos demais interesses que possam existir tanto nesse mundo tal como conhecemos como para o que há além da nossa existência, no caso, no mundo espiritual.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje

É como pedir à Deus para que conceda à seus fieis as bençãos necessárias para que sobrevivam diante das dificuldades mundanas. Esse alimento também pode ser tido como um alimento espiritual, como se o pão fosse um suprimento diário de fé. Ou seja, essa frase significa pedir para se manter firme nos caminhos do Senhor.

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

Nessa frase é como se estivesse pedindo o perdão misericordioso de Deus tanto aos nossos pecados e ofensas, inclusive para os momentos em que nós não aplicamos a habilidade do perdão.

Não nos deixeis cair em tentação

Deus por meio do livre arbítrio criou os seres para escolham o que desejam fazer e acreditar. Nesse sentido, estão todos sujeitos a negar Deus ou a cair nas tentações do mundo que contradizem as palavras da fé cristã. Por isso, essa frase serve como um pedido à Deus para que blinde os corações dos fiéis e não os deixe indefesos diante das tentações diárias.

Mas livrai-nos do mal

O “mal” na frase serve não somente como uma força espiritual negativa, mas também ao mal que cada indivíduo humano é capaz de exercer. Nesse caso, essa frase serve como um pedido para que Deus nos livre de fazermos o mal, mantendo o nosso coração puro.

Amém

A interpretação mais genuína é “Que assim seja”.

>> Aprenda aqui o passo a passo de como rezar o terço <<

História do Pai Nosso (a oração)

Muitas pessoas não sabiam exatamente como fazer orações e destinar suas preces corretamente, foi feito então esse pedido para os discípulos. Então Jesus ensinou a Tomé o conhecido Pai Nosso.

A passagem que conta esse fato na Bíblia diz que a oração foi um pedido espontâneo dos discípulos:

“Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista também ensinou os seus discípulos”

Como explicou o Papa Francisco em uma de suas missas no Vaticano, em 2019, não é que os discípulos não soubessem fazer a oração. Na verdade o sabiam, mas de acordo com as tradições judaicas da época e sentiam que, quando o faziam, não se sentiam tão bem quanto Jesus em suas preces. Nesse caso, o pedido dos discípulos foi para que lhes ensinasse algo que lhes conectasse verdadeiramente com Deus.

Com a mesma espontaneidade Jesus lhe respondeu com a oração do pai nosso que, desde então, se tornou oficial para todos os da fé cristã.Mais tarde, com o sincretismo religioso difundido no período colonial a partir das Grandes Navegações essa mesma oração começou a aparecer em outras religiões como foi o caso do espiritismo, a umbanda, o candomblé e no evangelismo.

O Papa Francisco conta que os discípulos de Cristo, na ocasião,  ficam fascinados, porque veem que Ele não reza como os outros mestres daquele tempo, mas que sua oração é uma ligação íntima com o Pai, tanto que desejam ser partícipes desses momentos de união com Deus, para saborear plenamente sua doçura”.

Diante disso, pode-se dizer que o Pai Nosso não é somente uma tradição oral de reza, mas um bom precioso que os dignos de fé tem de se relacionar-se entre si por meio de uma oração. Ao fazê-la é como se estivesse conectando-se diretamente com o Pai e ele com vós.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply