Início » Nossa Senhora e Santos » Nossa Senhora do Bom Parto: história e oração.

Nossa Senhora do Bom Parto: história e oração.

O dia da Nossa Senhora do Bom Parto é celebrado em 08 de outubro. A virgem é padroeira das grávidas e parturientes venerada principalmente em países como França, Portugal (mais especificamente em Lisboa) e Espanha desde o século XI.  A virgem atualmente é representada nas imagens com a pele clara, porém, nas igrejas católicas francesas mais antigas, a virgem é encontrada com a pele morena.

A imagem original da virgem foi esculpida em pedra negra e ela ficava na igreja de Saint-Etienne-des-Grès, na França. No Brasil começava a ser uma das santas mais visitadas no Rio de Janeiro, onde há uma igreja construída em sua homenagem. Em 1925, foi construída, no bairro de Tatuapé, em São Paulo, a primeira igreja em devoção a santa, porém em 1958 um novo templo foi erguido.

História da Santa

Nossa Senhora do Bom Parto: história e oração.A imagem da santa mostra uma mulher em pé segurando um bebê em seus braços e rodeada de mães grávidas que suplicam por sua proteção. A santa tem uma túnica branca que significa a pureza. A roupa cheia de detalhes dourados na Virgem e no Menino Jesus mostram a realeza espiritual e a divindade. O menino tem uma capa vermelha que simboliza o sangue e a paixão de Cristo.

Tendo portanto, vários significados, que começa com a forma como ela segura o menino Jesus em seus braços. Ao segurar o menino pelo braço direito, simboliza que Jesus precisou de uma mãe que o cuidasse e o sustentasse. A coroa dourada com três círculos na cabeça da virgem e do menino Jesus representa a Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A túnica branca que a virgem e o menino Jesus usam representam sua pureza e inocência. A capa azul usada pela Nossa Senhora do Bom Parto simboliza a verdade e o céu, porque a virgem está no céu intercedendo pelos homens. A capa vermelha usada por Jesus representa o sangue e a sua paixão. Os bebês da imagem simbolizam o fato de Deus conhecer a todos antes do nascimento e também os bons partos, obtidos através a intercessão à Nossa Senhora do Bom Parto.

As pequenas meninas ajoelhadas em volta da virgem e do menino Jesus representam a devoção e veneração prestadas a virgem e ao menino Jesus. Portanto devoção tem um significado bem próximo ao nascimento de Cristo, em um momento remoto, as mães diante de situações onde não havia recursos e cuidados médicos recorriam a Virgem para que seus bebês nascessem saudáveis.

A Nossa Senhora do Bom Parto também é conhecida como “Nossa Senhora do Bom Sucesso” em inglês “Our Lady of Good Success” e “Nossa Senhora do Divino Parto”. A igreja que abriga a virgem, Saint-Etienne-des-Grès, na França, recebe todos os anos inúmeros fiéis, que a procuram em busca de milagres, não só para a hora do parto, mas também para tragédias, tanto públicas como pessoais.

Durante a Revolução Francesa, iniciada em 1789, a igreja que abrigava a virgem, a Saint-Etienne-des-Grès, foi depredada e destruída. Uma mulher devota da virgem comprou a imagem e a guardou. Posteriormente, a imagem foi doada para a irmandade das Irmãs Enfermeiras da Congregação de São Tomas de Vilanova e construíram uma nova capela para a Nossa Senhora do Bom Parto em Neuilly-sur-Seine, na França.

Oração

A oração em devoção a Nossa Senhora do Bom Parto é feita por parturientes há séculos e em diversas partes do mundo. O oração de Nossa senhora do Bom Parto é sempre rezada por mulheres grávidas ou com gravidez de risco, confira abaixo a oração:

Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não sofrestes os incômodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai para mim, vossa serva, que na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila porque já sinto a vossa maternal proteção. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!

A santa é muito venerada e caracterizada como a protetora das parturientes. Entre os cariocas a santa tem um apelo maior e é mais venerada.

Comente