Início » Nossa Senhora e Santos » Nossa Senhora de Lourdes – História, Oração e Simbologia

Nossa Senhora de Lourdes – História, Oração e Simbologia

Nossa Senhora de Lourdes é uma referência às aparições de Nossa Senhora Imaculada da Conceição na pequena cidade de Lourdes, na França. Em 11 de fevereiro de 1858, Bernadete Soubirus, 14, sua irmã Marie Toinette, 11 e a amiga Jeane Abadie, 12, saíram para buscar lenha. No caminho, havia o rio Gave, com águas muito geladas e, por isso, Bernadete resolveu ficar na margem, aguardando as outras meninas. Enquanto esperava, ouviu uma rajada de vento, porém, as folhagens não se mexeram. Olhou para a gruta de Massabielle, e viu uma mulher vestida de branco, com faixa azul na cintura e rosas nos pés, segurando um rosário nas mãos.

Nesta primeira aparição, Bernadete e a Virgem Santa rezaram o rosário, juntas. Sorriu para Bernadete e desapareceu. Após dois dias, Virgem Maria aparece novamente para a menina, na mesma gruta. Porém, quando a mãe de Bernadete soube da história, proibiu de voltar ao local, acreditando que se tratava de uma mentira.

Nossa Senhora de Lourdes - História, Oração e Simbologia

Em 18 de fevereiro, com autorização dos pais, Bernadete volta à gruta Massabielle, juntamente com vários fiéis, com água benta e terços. Ao finalizar o rosário, Virgem Maria aparece novamente. Momento em que Bernadete percebe que somente ela conseguia ver a mulher. Com a intervenção de uma fiel, joga água benta e pede à visão que, se for algo vindo de Deus, que se aproximasse mais. A aparição, então, dá um passo à frente. Logo depois, pede à Bernadete que retorne ao local por 15 dias e a menina promete que sim. Em seguida, a Virgem Maria garante a Bernadete que “serás muito feliz, não neste mundo, mas, no outro”.

No dia 25 de fevereiro, a aparição solicita à Bernadete que cave o chão. Neste local, brotou água, que se tornou fonte de milagres. Setes curas foram confirmadas, como desprovidas de explicação médica, pelo professor Verges, em 1860.

Bernadete confirmou ter visto a aparição 18 vezes até o dia 16 de julho de 1858. Neste período, a visão solicitou oração para conversão dos pecadores e a construção de uma capela naquele local . E, foi também que, de braços abertos, se apresentou como Imaculada da Conceição.

Oração a Nossa Senhora de Lourdes

Ó Virgem puríssima,
Nossa Senhora de Lourdes,
que vos dignastes aparecer a Bernadete,
no lugar solitário de uma gruta,
para nos lembrar que é no sossego
e recolhimento
que Deus nos fala
e nós falamos com Ele,
ajudai-nos a encontrar o sossego
e a paz da alma
que nos ajude a conservar-nos
sempre unidos em Deus.
Nossa Senhora da gruta,

dai-me a graça que vos peço
e tanto preciso (pedir a graça).
Nossa Senhora de Lourdes,
rogai por nós.
Amém.

Comente