Início » Nossa Senhora e Santos » Nossa Senhora da Penha: história, data comemorativa e orações.

Nossa Senhora da Penha: história, data comemorativa e orações.

Nossa Senhora da Penha também conhecida como Penha de França é um dos títulos atribuídos a Maria, mãe de Cristo. Atribuído após a imagem da santa ser encontrada por Simão Vale enterrada na Serra de Penha, na cidade de El Cabaco, em uma província no Oeste da Espanha, chamada de Salamanca.

Em 1434, Simão, um monge francês, sonhou com a imagem de Nossa Senhora enterrado no alto de uma montanha escarpada, grande penhasco (daí a palavra Penha) para que não fosse destruída pelos muçulmanos, por causa da guerra entre muçulmanos e cristãos. No sonho o local estava iluminado e a Santa acenava para que ele fosse encontrá-la.

Aos passar de cinco anos Simão Vela procurou pelo local indicado, até que em novo sonho teve a indicação da localização e seguiu para a Serra da Penha de França. Foram três dias de caminhada pela região e nos momentos mais difíceis ouvia “Simão, não durma e vela”. No último dia, enquanto escalava as montanhas, encontrou com uma mulher que estava com seu filho nos braços, que indicou o local em que a imagem estava escondida. Com a ajuda de pastores localizou a Santa que havia sido escondida por soldados franceses.

No local foi construído uma capela e anos depois a deu lugar ao Santuário da Nossa Senhora da Penha de França.

A Santa ganhou popularidade pelo grande número de milagres realizados aos peregrinos. Um deles, foi a salvação de um grupo de fugitivos que estavam sendo perseguidos por bandoleiros e ao pedir ajuda a santa, conseguiram se livrar dos inimigos. Esta história se espalhou e chegou a Portugal. O Rei Dom Sebastião alcançou a cura da grave patologia através de Nossa Senhora da Penha e ordenou a construção de uma igreja em sua homenagem.

A Nossa Senhora da Penha de França é simbolizada por uma mulher com um menino em um dos braços. A mão direita está estendida segurando um cetro.

Data Comemorativa

Nossa Senhora da Penha: história, data comemorativa e orações.

Na cidade de Penha de França o dia da padroeira é comemorado no dia 8 do mês nove, assim como na cidade de São Paulo e Itapira. Na cidade de Resende Costa, Crosta, e no bairro Penha de Campos dos Goytacazes a comemoração é no dia 1 de setembro. Na cidade de grande Vitória, no Espírito Santo, o dia da Santa é realizada oito dias após a páscoa, anualmente. Em Cariacica, Vila Velha, Vitória e também em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado a data é comemorada no dia 9 de abril.

Ao redor do mundo, há muitos relatos de milagres realizados por Nossa Senhora da Penha.

Devoção a Nossa Senhora da Penha no Brasil

A primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Penha foi levantada pelos colonizadores portugueses , entre 1558 e 1570, em Vila Velha – ES.

Em 1635, foi construída a Igreja da Penha do Irajá, no Rio de Janeiro. Esse talvez seja o templo mais famoso e mais visitado do Brasil, mas há outros dedicados à santa em diversas partes do país.

Nossa Senhora da Penha padroeira de São Paulo

Os paulistanos edificaram uma capela em devoção a Nossa Senhora da Penha por volta de 1667. No entorno, cresceu um dos mais antigos e mais tradicionais bairros da metrópole: a Penha.

Hoje, o local abriga a antiga igreja matriz (igreja velha) e a Basílica de Nossa Senhora da Penha (igreja nova), construída em 1957.

Os dois templos são dedicados a Nossa Senhora da Penha. É ali que, tradicionalmente, todo dia 8 de setembro, é celebrada a maior festa dedicada à santa no Brasil.

Portanto, o Dia de Nossa Senhora da Penha é 8 de setembro.

Oração a Nossa Senhora da Penha

Nossa Senhora da Penha: história, data comemorativa e orações.

Confira, a seguir, a prece que os fiéis de Nossa Senhora da Penha dedicam a ela:

Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (pedido), pela qual sou-lhe grato(a) desde este momento.

Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós têm depositado toda a sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso irmão.

Amém

Oração Nossa Senhora da Penha de França

Senhora bendita que surgiste numa das mais escarpadas regiões da França e que o Brasil reconhece com carinho imensurável, que nossos corações procuram o seu para receber uma parcela de sua luz, acorra às nossas vidas que anseiam pela paz, pela justiça e pelo amor, o mesmo que dedicou ao seu Filho Jesus e por ele lutou bravamente até os seus últimos momentos na terra, antes de se recolher aos braços santíssimos do Pai eterno. Ergui em meu coração um santuário onde sua presença inefável ocupa o lugar mais alto e espero que o ilumine com sua luz, com sua presença e sua ternura, diminuindo a escuridão que pode se apossar de mim e me afastar do caminho do bem. Conto, Senhora, com a confiança que reside em mim para manter-me merecedor de receber o que lhe peço, lutando contra essa escuridão e que, com sua preciosa ajuda será sempre combatida e me fará vitorioso para chegar à penha onde se instalou para deixar ao mundo sua mensagem de esperança. Assim seja!

Comente