Início » Vida Cristã » Maria Madalena – História e passagens

Maria Madalena – História e passagens

Maria Madalena, conhecida também com a prostituta que se arrependeu, foi uma das seguidoras de Jesus e permaneceu ao seu lado até o fim. É considerada uma Santa pela Igreja Católica e sua festa normalmente é celebrada dia 22 de julho.

Atualmente a nova exegese nega sua definição como pecadora e coloca-a em uma posição de muita importância dentre aqueles que ouviram a palavra de Jesus. E na realidade Madalena não era o seu verdadeiro sobrenome, na época, sobrenomes não existiam na cultura daqueles povos.

Madalena se refere ao local no qual Maria Madalena nasceu, em uma pequena vila na costa ocidental do Mar da Galiléia.

A história de Maria Madalena no Novo Testamento

Desde sua primeira aparição, cria fielmente na imagem de Jesus Cristo como o Messias e provedor da Palavra de Deus. Ela esteve presente e participou ativamente de muitos dos principais acontecimentos da história de Jesus.

Esteve presente durante o processo de crucificação de Jesus e presenciou as crueldades impostas a ele e fez de todo o possível para continuar agradando ao Senhor.

Depois de todo o sofrimento de Jesus com a Cruz, quando já havia morrido da primeira vez, Maria Madalena permaneceu na cidade para cuidar dos preparativos e cuidados do corpo de Jesus e de seu sepultamento.

Como de costume, arranjou todos os perfumes, tecidos e itens cerimoniais e logo cedo, antes do sol nascer, foi de encontro ao sepulcro de Jesus para cuidar de seu corpo. Enquanto chorava e procurava o corpo de Jesus, Maria Madalena viu de relance dois anjos iluminados em vestes brancas e brilhantes.

Os Anjos perguntaram porque ela chorava e ela respondeu que não sabia onde haviam colocado o corpo de seu mestre e precisava encontrá-lo. Então, erguido e vivo, Jesus Cristo apareceu em sua frente e ela, sem reconhecer seu mestre, perguntou novamente onde estava o corpo do Messias.

Então Jesus se aproximou e, com o lampejo do reconhecimento nos olhos de Maria, pediu que a mesma fosse chamar os apóstolos pois ele havia reencarnado e em breve se encontraria nos céus com o Pai.

Maria Madalena então foi correndo até onde os apóstolos estavam e proclamou que Jesus ainda vivia e que ela o havia visto.

Apesar do conhecimento de Maria Madalena como prostituta e como pecadora, não há fundamento bíblico suficiente para clamar sua participação na história de Cristo como tal. Suas aparições na Bíblia indicam apenas que era uma das seguidoras mais importantes de Cristo e partilhava de seus segredos.

Seu nome é o motivo da confusão pois existiam muitas Marias na época e muitas delas aparecem em situações diferentes ao longo no Novo Testamento. A confusão e a retratação de Maria Madalena como prostituta e pecadora é proveniente de uma das confusões de interpretação bíblica.

Versículos sobre Maria Madalena

Maria Madalena é um dos principais personagens nas histórias bíblias e teve uma participação importante na vida e obra de Jesus Cristo e seus apóstolos. Por muitas vezes Maria até despertou descrença entre os homens seguidores de Cristo pois o mesmo, por muitas vezes, compartilhou segredos com ela que não foram conhecidos por nenhuma outra pessoa, inclusive os apóstolos.

Veja a seguir alguns dos versículos e passagens em que podemos conferir algumas histórias sobre Maria Madalena:

Entre elas estavam Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de José e a mãe dos filhos de Zebedeu.

Mateus 27:56 

Maria Madalena e a outra Maria estavam assentadas ali, em frente do sepulcro.

Mateus 27:61 

Depois do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Mateus 28:1

Algumas mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e MAria, mãe de Tiago, o mais jovem e de José

Marcos 15:40

Maria Madalena e MAria, mãe de José, viram onde ele fora colocado.

Marcos 15:47 –

 Quando terminou o sábado, Maria Madalena Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiaria aromáticas para ungir o corpo de Jesus.

Marcos 16:1

 Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.

Marcos 16:9

Lucas 24:10 – As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas.

Perto da cruz estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.

João 19:25

No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida.

João 20:1

Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” E contou o que ele lhes dissera.

João 20:18 

https://www.youtube.com/watch?v=VadXec41FgI

Comente