Início » Vida Cristã » Livre-Arbítrio – O que é? O que Deus diz a respeito disso?

Livre-Arbítrio – O que é? O que Deus diz a respeito disso?

A expressão Livre-arbítrio ou Livre-alvedrio são denotações que condizem com a habilidade humana de escolher seus próprios passos. A livre escolha, ou livre julgamento, como seria uma significação mais literal do termo, diz respeito ao que seria a ação humana sobre o destino, ou se o mesmo realmente existe em nossas escolhas.

A vontade humana se caracteriza pela escolha livre dos caminhos que podem ser tomados e está diretamente ligado aos ensinamentos de Deus e à liberdade que o Criador nos deu. Essa liberdade de agir, pensar, falar e escolher é algo que nos foi dado desde a criação.

Assim é preciso lembrar que Deus nos escolheu para sermos seu povo e que sua capacidade de criação incluía a liberdade para com os homens. Essa liberdade nos foi dada, mas também nos foi dada a escolha de seguir Seu caminho, ou seguir caminhos que não cruzam com Deus.

O Livre-Arbítrio na Bíblia

Deus foi o responsável pelo surgimento da vida e da vida ele nos trouxe. De todos os presentes que nos foram consagrados, um dos que possuem maior valor para a vida humana é o presente da escolha, da liberdade de escolher o caminho pelo qual iremos trilhar, seja esse caminho com Deus ou não.

Apesar disso, Deus jamais disse que a liberdade de escolha seria inconsequente. Muito pelo contrário pois, Nosso Senhor, nos demanda lealdade, e tal lealdade será recompensada. A escolha, se feita corretamente, pode levar a uma proximidade muito maior de Deus, mesmo que hajam consequências para ignorar sua palavra.

As escolhas começam muito cedo na criação do mundo. No livro de Gênesis Deus fala com Adão para que ele escolha entre comer ou não o fruto proibido, o que poderia trazer consequências muito sérias para o mundo dos homens em seguida.

Sendo assim, mesmo que Deus possua o conhecimento e a soberania sobre tudo que existe, Ele escolhe não utilizar seu poderes para interferir em nosso caminho, mas ao invés disso, nos dá a escolha de segui-lo.

O Livre-arbítrio e o pecado

Desde o momento em que escolhemos desobedecer às ordens do Senhor nos tornamos pecadores, e não somente destinados ao pecado, mas ligados profundamente a ele, sendo escravos do pecado, como diz no Livro de Romanos.

Sendo o pecado parte da natureza humana, Deus nos predisse a capacidade da escolha de seguir seus caminhos ou ignorar seus ensinamentos e sua palavra, no impondo uma incapacidade de escolha, ou seja, de impossibilidade de não pecar.

Estamos profundamente ligados ao pecado e cabe a nós escolher o caminho da salvação, ao renascer em Cristo e seguir sua Palavra. Foi Cristo que se sacrificou para curar os pecados do mundo e permitir ao homem que se redima e possa fazer parte dos céus até o fim dos tempos.

Pelo Espírito Santo podemos ser salvos e através de Seu poder podemos deixar a vida do pecado e usar o livre-arbítrio para escolher o caminho dos céus, o caminho de Deus.

Passagens sobre Livre-arbítrio

  • Provérbios 16:9 – “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.”

  • Deuteronômio 30:19-20 – “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele dará a vocês muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó”

  • Josué 24:15 – “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco­lham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família servi­remos ao Senhor”

Comente