Início » Vida Cristã » Estrela de Davi – O que ela representa?

Estrela de Davi – O que ela representa?

Você sabe o que a Estrela de Davi representa? Também conhecida também como escudo de Davi, esse símbolo é bastante utilizado por seguidores do Judaísmo.

Porém, apesar de ser constantemente associado a esse segmento religioso, a Estrela de Davi é um símbolo que apresenta diversas interpretações, estando presenta em diversas manifestações religiosas, como o Cristianismo.

Neste artigo, falaremos mais a respeito da Estrela de Davi e seus significados, bem como o que a Bíblia diz sobre ela. Confira!

Como surgiu a Estrela de Davi?

Em resumo, podemos dizer que não se sabe ao certo como surgiu o símbolo de Davi. Ela é representada por uma estrela de seis pontos, que seria união de dois triângulos.

Além disso, ao longo dos séculos, a Estrela de Davi vem ganhando novos significados, dependendo a cultura e religião pela qual é adotada.

Como dissemos na introdução, esse símbolo também pode ser chamado de “Escudo de Davi”, sendo uma tradução encontrada no hebraico. Parte da ‘mitologia’, em torno da Estrela de Davi está associado as lendas que indicam que o símbolo estaria gravado no escudo do rei Davi.

Nos temos mais antigos, era comum que nações e exércitos, ao se deslocarem para a guerra, utilizassem pinturas e símbolos em seus escudos e estandartes para representar o reinado que defendiam.

Qual o significado desse símbolo?

Apesar não ser ter uma referência direta na Bíblia, a estrela, ou Escudo de Davi pode possuir alguns significados distintos.

Isto é, algumas culturas e religiões trazem diferentes significados para esse símbolo.

Em primeiro lugar, podemos dizer que ele é um símbolo real, uma espécie de selo da realeza, representando o reinado de Davi.

Porém, essa não é a única representação para o qual a Estrela de Davi é utilizada. Dentre os principais significados que o símbolo pode representar, estão:

  • Nacionalismo do povo judeu – um dos símbolos mais utilizados pela nação de Israel é a própria Estrela de Davi, que aparece, inclusive, na bandeira dessa nação;
  • Apoio ao povo judeu – justamente por ser um símbolo de nacionalismo do povo judeu, a Estrela de Davi também é usada para apoiar essa nação na luta pelo reconhecimento desse povo como um país de fato;
  • Símbolo místico – apesar de estar associada ao judaísmo e ao rei Davi, a Estrela também é utilizada por alguns grupos cultistas como símbolo mágico;
  • Símbolo de Cristo – contudo, para muitas pessoas, a Estrela de Davi representa também a própria existência de Jesus.

Este último significado tem como base uma passagem bíblica.

O símbolo de Davi e a Bíblia

Conforme você pode notar, a Estrela de Davi, de fato, possui um significado bíblico. Uma de suas representações faz referência a um caráter ligado ao Cristianismo em si.

Ou seja, dentro das escrituras sagradas, é possível encontrar um texto que referência a Estrela de Davi ao próprio Jesus Cristo. Essa referência é encontrada no livro do Apocalipse:

Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou o rebento da estirpe de Davi, a brilhante estrela da manhã” (Apocalipse, 22:16).

Mas o que esse versículo quer dizer?

Em resumo, ele indica que o anjo envaido por Jesus nos dirige a palavra a respeito de nossa situação.

Ou seja, ela faz referência a nossa convivência junto aos demais seguidores de Cristo, que, por sua vez, também é apresentado como Estrela da Manhã, a qual muitos também se referem coo sendo a própria Estrela de Davi.

 

Além disso, também é preciso entender que a Bíblia cita outras estrelas, utilizando propriamente esta palavra, porém nunca se referiu a eles como, de fato, sendo o Escudo de Davi.

Dentre algumas citações dos textos sagrados ao termo estrela, estão:

 

  • Estrela de Jacó – em vida, Balaão profetizou a respeito uma estrela, que representava um futuro rei de Israel. Contudo, não fica muito claro se essa profecia se referia ao próprio rei Davi ou sobre Jesus Cristo (Números 24:17);
  • Estrela da manhã derrubada – faz referência a uma profecia contra um rei que seria derrubado. Porém, é comum que muitas pessoas associem essa passagem à queda do diabo (Isaías 14:12);
  • Estrela da Manhã – termo que, de fato, representa autoridade e poder, sendo está na figura de Jesus, o qual nos é apresentado como a Estrela da Manhã (Apocalipse 22:16).

 

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir outras dicas e ensinamentos a respeito da Bíblia e da palavra de Cristo!

Autor: Guilherme Montiel

Comente