Início » Vida Cristã » Perseverança – O que é? Como ser mais perseverante para com Deus?

Perseverança – O que é? Como ser mais perseverante para com Deus?

Basicamente, em termos simples, perseverança é a capacidade pessoal de cada um de seguir paciente e forte em alguma coisa, destinando-se a não desistir facilmente. O objetivo da perseverança é garantir que algo seja finalizado, ou que não se desista.

A perseverança se torna, com o estudo e a adoração, uma parte muito importante da vida do cristão. É a melhor forma de evitar a desistência e continuar a perseguir os objetivos e metas da vida, do trabalho, da família e o mais importante: de Deus.

A habilidade de perseverar pode ser considerada uma mistura de várias qualidades e virtudes que precisam ser parte da vida de cada um: a firmeza, a paciência e a fé. Com a perseverança em nossos corações, somos capazes de esperar o tempo curar as feridas, assim como nos manter em solidez para com nossos próprios objetivos.

A perseverança na vida Cristã

A fé sempre foi um dos fundamentos de maior importância nos costumes cristãos. É algo que devemos buscar e manter ao longo de toda a vida, assim como exercitar e incrementar sempre que possível.

De mãos dadas com a fé está a perseverança, que se estabelece como um meio, um propósito e uma finalidade para toda a fé cristã. A fé permite que a perseverança na vida e em Deus siga com maior propósito, para que o cristão possa seguir sua crença, apesar dos desafios impostos pelo mundo.

Na Bíblia temos diversos exemplos, situações e pessoas, que podem nos fazer entender muito melhor como e porque ser perseverantes. Um desses exemplos, e um dos mais conhecidos, é o exemplo da parábola do semeador.

Somos sementes que caem em solo pedregoso, que se encontram em situações que muitas vezes não são propícias e apresentam desafios à vida e à prosperidade. Mas a semente que persevera pode florescer mesmo quando enfrentando tais dificuldades e essa flor permanece junto a Deus, sua fé não se abala.

Segundo o livro sagrado, o ato de perseverar através dos atos incautos da vida, é uma mostra de melhoria de caráter, fortalecimento da fé e pode trazer resultados recompensadores à todos os desafios impostos e objetivos a serem alcançados.

Como ser alguém mais perseverante?

Um velocista, atleta, corredor, é alguém que pode exemplificar bem como a perseverança pode ser conquistada e dar resultados. Pois ela precisa ser treinada, praticada e exercitada, e seus resultados se resumem a uma fé mais forte e próxima de Deus.

Um atleta precisa se provar o tempo todo. As corridas fazem os músculos doerem e ficarem indispostos mas, com o tempo e com os exercícios, é possível correr mais sem sentir dor, forçar mais e atingir resultados e um desempenho muito melhor.

As dificuldades na vida são as provações do atleta. Muitos desafios surgirão e passarão, e muitos demorarão a passar, mas resistir às tentações e às dificuldades é o que testa e endurece nossa fé. O treino, através da dificuldade, da dor e da resistência, da perseverança para com o objetivo, é o que endurece e incrementa nossa fé.

Mais coloquialmente é preciso depender e acreditar em Jesus Cristo para perseverar e assim criar bases firmes da fé. Somente Cristo nos traz forças e nos faz felizes de verdade. Deus é o poder que permite a nossa sustentação e é por seu Nome que seguimos perseverantes.

Para uma vida com mais fé, através da perseverança, podemos incluir alguns pontos para aprofundar a vivência com Jesus:

  • Orar sempre que possível
  • Ler a Palavra de Deus, a Bíblia, de forma regular e consistente
  • Reunir-se a outros adoradores de Deus, estar presente em comunidade
  • Louvar ao Nosso Senhor e Salvador
  • Refletir, estudar e esmiuçar a palavra do Senhor para com a vida e o cotidiano

Comente