Como rezar o terço? Passo a Passo para iniciantes (Ilustrado)

Rezar o terço é uma tradição secular da Igreja Católica que se disseminou em outras religiões cristãs. Aos quem tem fé essa prática é uma forma de purificação do coração, visto como um sinal de devoção à Deus digno de muitas bençãos na vida do fiel.

Entretanto, como qualquer tradição é orientado que se siga algumas regras para orar o terço. Aqui, te explicaremos  como rezar o rosário comum (o que tem jesus cristo ou somente uma cruz como última conta).

Além deles, você vai encontrar no meio do conteúdo links que te ensinarão a rezar cada tipo de terço da Igreja Católica – a qual denomina rosários diferenciados para cada tipo de pedido. Geralmente, são destinados à santos, cada qual com uma função ao fiel.

Vamos lá?

Passo a Passo de como Rezar o Terço

  1. Com a mão direita faça uma pequena cruz nos lábios e outra no peito antes de inciiar as orações;
  2. Com atenção comece a pela cruz com a Oração do Creio;
  3. Ao terminar a primeira oração passe para a segunda conta, na qual deve-se rezar Um Pai-Nosso;
  4. Reze uma Ave-Maria para cada uma das próximas três contas;
  5. Cada vez que concluir uma Ave-Maria inclua uma oração a do Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo;
  6. Note que o terço comum possui 5 dezenas. cada dezena que se completa é chamada de “um ministério”. Toda vez que você completar uma dezena deverá rezar Glória ao Pai e da Jaculatória;
  7. Ao concluir as 5 dezenas e, portanto, o terço completo, deve-se rezar os agradecimentos e fazer um pedido mais pessoal.

Para facilitar o seu entendimento segue o que deve-se orar em cada uma das contas na imagem, abaixo:

Como rezar o Terço

Orações do Santo Terço

Abaixo segue na íntegra as orações do Santo Terço, em ordem de acontecimento. Clique sobre o título de cada uma para obter mais informações sobre cada uma delas.

Antes do início do terço

“PELO SINAL da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos”.

Ainda com a mão direita aberta, faça uma grande Cruz do lado esquerdo para o direito dizendo: 

“Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”

Oferecimento do terço (antes de começar)

“Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particularmente (colocam-se as intenções).”

Oração do Creio (em todas as bolinhas maiores)

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Pai Nosso (todas as bolinhas maiores)

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje e perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas nos livrai do mal. Amém.

Ave-Maria (em todas as dezenas – bolinhas menores)

Ave-Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco e bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

>> APRENDA AQUI  a fazer a oração de Nossa Senhora Desatadora de Nós <<

Glória ao Pai (ao final de cada dezena)

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Jaculatória (após a glória ao pai)

Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Salve a Rainha

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Agradecimentos (a última oração ao final do terço)

Para concluir a oração do seu terço faça a reza de agradecimento tal como se mostra abaixo:

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossa mão liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha. 

Os Ministérios dos Terços

A oração do terço é dividida em 4 grandes grupos de mistérios, onde cada grupo contém 5 mistérios. Cada um deles deve ser rezado em um dia específica da semana.

misterios do terço

Os grupos do terço são:

Mistérios Gozosos

Deve ser rezado toda a segunda-feira e também aos sábados. Prossiga com os 5 mistérios:

  • 1º Mistério: Anunciação do Anjo a Nossa Senhora (Lc 1, 26-38) – Reze por todos os jovens para que eles se mantenha no caminho de Deus e possam ouvir o que o senhor tem a lhes dizer.
  • 2º Mistério: Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1, 39-45) – Reze para que Deus nos traga sacerdotes e para que envie a palavra de Jesus e seus ensinamentos.
  • 3º Mistério: Nascimento de Jesus (Lc 2, 1-14) – Reze pela igreja católica, para que todos aqueles que forem batizados nela, entreguem-se à Jesus.
  • 4º Mistério: Apresentação de Jesus no templo (Lc 2, 21-33) – Meditação: Reze para que possamos ser humildes diante de Deus e lhes entregar nossas vidas em suas mãos.
  • 5º Mistério: A perda e o encontro de Jesus entre os doutores (Lc 2, 41-47) – Medite orando por aqueles que estão se distanciando do caminho de Jesus.

Mistérios Dolorosos

Esses mistérios devem ser rezados na terça-feira e também nas sexta feiras:

  • 1º Mistério: Oração e Agonia de Jesus no Jardim das oliveiras (Mt 26, 38-39) – Orar para que seja feita a vontade de Jesus e não a nossa.
  • 2º Mistério: A flagelação de Jesus (Is 53, 5) – Orar para que as pessoas entreguem suas vidas à Jesus e aos seus irmãos que sofrem.
  • 3º Mistério: A coroação de espinhos (Mt 27, 27-31) – Orar por todos aqueles que foram perseguidos por sua religião, para que Deus possa lhes conduzir à ressurreição e vida eterna.
  • 4º Mistério: Jesus com a Cruz a caminho do Calvário (Lc 23, 26-32) – Rezar para que as famílias entreguem seus filhos à Deus e encontrem a proteção materna da Virgem Maria em todos os momentos.
  • 5º Mistério: A crucificação e morte de Jesus (Jo 19, 17-30) – Rezar para que os sacerdotes encontre o caminho de Deus quando pensarem em desistir.

Mistérios Gloriosos

Devem ser orados nas quartas-feiras e domingos:

  • 1º Mistério: A ressurreição de Jesus (Jo 20, 19-21) – Rezar para que os religiosos testemunhem as alegrias que Jesus lhes proporcionou ao mundo..
  • 2º Mistério: A ascensão de Jesus ao Céu (Mc 16, 19-20) – Rezar para que Deus guie seus filhos, para que eles possam chegar ao reino dos céus.
  • 3º Mistério: A descida do Espírito Santo (Act 2, 1-2.4) – Rezar para que sacerdotes e religiosos recebam o espírito santo e anunciem o evangelho de Deus.
  • 4º Mistério: A assunção de Nossa Senhora ao Céu (Col 3,1) – Rezar pela contemplação da nossa senhora e para que as pessoas renovem a aceitação de Deus em seus corações.
  • 5º Mistério: A Coroação de Nossa Senhora (Jo 19, 26) – Rezar pelos padres e bispos, para que testemunhem sua devoção à virgem maria e inspirem a devoção, fé e caridade nos fiéis.

Mistérios Luminosos

Devem ser rezados nas quintas-feiras:

  • 1º Mistério: O Baptismo de Jesus no rio Jordão (Mt 3, 13-17) – Rezar para todos que foram batizados se disponibilizem à ajudar a igreja e o próximo.
  • 2º Mistério: A auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná (Jo 2, 1-12) – Rezar por todas as famílias, para que seus filhos possam seguir os ensinamentos de Virgem Maria.
  • 3º Mistério: O anúncio do Reino de Deus e a proclamação do Evangelho (Mc 1, 14-15) – Rezar pelos escolhidos de Deus, para que possam inspirar a fé, esperança e amor nas futuras gerações.
  • 4º Mistério: A transfiguração de Jesus (Mt 17, 1-9) – Rezar por todos os sacerdotes, para que tenham fé na ressurreição e sejam guiados para a glória da vida eterna.
  • 5º Mistério: A última ceia e a instituição da Eucaristia (Lc 22, 14-20) – Rezar para que todos os jovens encontrem Jesus e entreguem sua vida à eles, se tornando um só.

VEJA TAMBÉM: 

A oração desse terço podem fortalecer a relação de quem reza com a religião, fortalecendo os laços com Deus, Jesus Cristo e a Santa Virgem Maria.

Antes de fazer a oração, procure meditar e pensar em coisas positivas, como na gratidão pela vida e pelos bons momentos ao qual foi apresentado. Conecte-se com seu lado espiritual e deixe as bençãos de Deus agirem na sua vida.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply