Início » Orações » Como rezar o terço de São Bento Passo a Passo – História e Significado

Como rezar o terço de São Bento Passo a Passo – História e Significado

Pode-se rezar o terço de São Bento de duas formas diferentes. A primeira delas é com 5 dezenas e na cruz, reza-se um pai nosso. Outra possibilidade é dividir a oração em 6 vezes,  na qual se divide a última frase da oração.

O terço ajuda a lembrar quantas vezes deve-se dizer cada pedaço da oração, de forma que fica mais fácil decorar a súplica. Ao contrário da oração tradicional, a repetição, segundo a Igreja Católica, reforça o pedido do devoto e força para que seus desejos sejam realizados.

Abaixo, você confere o passo a passo de como rezar o terço de São Bento e conseguir as suas bençãos por intermédio dele.

Como rezar o terço de São Bento (Passo a Passo)

Terço de São Bento - Como rezar
  1. Faça o sinal da cruz e, em seguida, segure a cruz do terço em suas mãos;
  2. Faça a oração do credo enquanto segura a cruz;
  3. Reze uma Ave Maria para cada conta pequena;
  4. Nas contas maiores, que ficam separadas, reze um Pai Nosso seguido de um ministério (veja aqui todos os ministérios). Ao total são seis ministérios que serão recitados em ordem, sempre nas contas grandes;
  5. Para finalizar recite a Oração de São Bento seguido da súplica:

“Rogai por nós glorioso Patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.”

Abaixo, segue as orações (em ordem) que devem ser feitas ao longo da reza do terço de São Bento:

Oração do Credo

Creio em Deus pai todo poderoso,
criador do céu e da terra,
e em Jesus cristo seu único filho, nosso senhor 
que foi concebido, pelo poder do Espírito Santo,
nasceu da virgem Maria, padeceu sob pôncio Pilatos, foi crucificado,
morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia
subiu aos céus e está sentado a direita de Deus pai todo poderoso donde há de vir
e julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito santo,
na Santa igreja Católica,
na comunhão dos santos,
na remissão dos pecados
na ressurreição da carne
e na vida eterna.
Amém.

Ave Maria

Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. 

Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.
Amém. 

Pai Nosso

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

1° Ministério

“A cruz sagrada seja minha luz”

2° Ministério

“Não seja o dragão o meu guia”

3° Ministério

“Retira-te Satanás!”

4° Ministério

“Nunca me aconselhes coisas vãs!”

5° Ministério

“É mau o que me ofereces”

6° Ministério

“Bebe tu mesmo os teus venenos”

Oração de São Bento

Ó Deus, Vós que Vos dignastes derramar sobre o bem-aventurado confessor, o Patriarca, o espírito de todos os justos, concedei a nós, Vossos servos e servas, a graça de nos revestirmos desse mesmo espírito, para que possamos, com o Vosso auxílio, fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém!

Terço de São Bento Recitado

Acompanhe com o vídeo, abaixo, as orações do terço:

Terço de São Bento Cantado

Se preferir, acompanhe as orações do terço de São Bento na versão cantada, disponível no vídeo abaixo:

Aprenda também a fazer a oração de outros terços da Igreja Católica, basta acessar os conteúdos nos links, abaixo:

História do Terço de São Bento

São Bento foi considerado o santo invocado para proteger aqueles que sofriam tentações do inimigo ou estavam amaldiçoados com algum tipo de magia. Acredita-se que o uso de sua medalha ou rezar o terço de São Bento ajude a eliminar o inimigo ou maus pensamentos, bem como reconhecer invejosos ou afastar as pessoas que não tem boas intenções para conosco.

Este Santo viveu entre os anos 480 e 547, na Itália, e dedicou toda a sua vida ao cristianismo em um mosteiro. Seu principal propósito, era o de criar normas sobre a vida em serviço de Deus, ajudando aqueles que se desviavam do caminho e da palavra divina. Alguns da época acreditavam que ele tinha o poder da telepatia, conseguia tirar pedras da água entre outros possíveis milagres.

Por conta de sua fama de santidade São Bento foi vítimas de tentativas de assassinato mais de uma vez, mas de todas escapou ileso, segundo ele mesmo, porque a sua fé o protegia. Como seu legado estão alguns livros de como fazer o monastério, orações e o terço que guia até hoje outros irmãos nos caminhos da devoção à Deus.

A orientação e simbologia de São Bento é fazer uma cruz sobre um cálice com qualquer líquido. Após rezar o terço isso pode ser feito para finalizar a oração.

Quer saber mais sobre esse santo? Clique aqui para ver a história completa de São Bento. 

4 comentários

  • Meu Deus peço pela libertação do fogo do inferno este rapaz de bençãos sem medida a Tua paz Jesus Cristo de Nazaré de saúde misericórdia compaixão Senhor Jesus de felicidades prosperidade vida abundante e plena abundante graças glórias a Deus e a Jesus e se for da Tua vontade que Ele volte com a ex-mulher Ana e sejam felizes para sempre liberte Ela do fogo do inferno quebre toda força diabólica dela Jesus livre de toda maldição diabólica esta moça e de a Tua paz Jesus Cristo de Nazaré Amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus e

  • Meu Deus peço pela quebra de maldição liberte do fogo do inferno livre de”espiritual” e de a Tua paz Jesus Cristo de Nazaré Amém Jesus abite neste lugar de bençãos sem medida de prosperidade felicidades vida abundante e plena alegrias misericórdia compaixão piedáde Senhor Jesus destas famílias guie-as para as veredas da justiça de bom ânimo Jesus Cristo de boas novas bem aventuranças pães e peixes se multipliquem em nossas vidas Jesus Cristo de proteção liberte-nos de perseguições”implacáveis nos conduza à vida eterna que este novo síndico que vai nos conduzir durante 2 anos seja transparente honesto sincero e que fale com a verdade e que tenhamos uma ótima comissão que saiba ser honesta sincera no falar Jesus Cristo nos conduza e o síndico e conselho para que tenhamos uma transparência de verdade nos de vitórias realizações Jesus Cristo de Nazaré Amém assim seja graças glórias a Deus e a Jesus

  • Meu Deus de livramento do fogo do inferno quebre toda força diabólica e de a Tua paz Jesus Cristo de Nazaré de saúde cura misericórdia compaixão piedade Senhor Jesus faça justiça Senhor Jesus Cristo liberte de espiritos imundos de faça uma limpeza”espiritual” Jesus Cristo de vitórias realizações .. Em Teu Nome Meu Jesus Cristo de Nazaré Amém

  • Meu Deus de a Tua paz Jesus Cristo de Nazaré A MINHA PAZ VOS DOU DISSE JESUS CRISTO DE NAZARÉ AMÉM ASSIM SEJA GRAÇAS GLÓRIAS A DEUS E A JESUS

Comente