Início » Vida Cristã » Batismo de Jesus – batizado – Existe certo ou errado?

Batismo de Jesus – batizado – Existe certo ou errado?

O batizado é um ritual realizado em diversas denominações cristãs, contudo, segundo a bíblia, ele simboliza o sacramento através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz e promove a abertura do caminho para a salvação eterna.

Veja também:

O que significa ser batizado?

Na bíblia, o batismo é simbolizado por uma imersão completa na águas, essa ação tem grande poder na vida espiritual de uma  pessoa.

Marcos 1: 9-10

“Naquela ocasião, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele.”

Quando uma pessoa se batiza, ela afirma publicamente sua fé em Jesus Cristo e que ” velho eu” foi sepultado para dar a ver para uma nova vida.

Atos dos Apóstolos 2:38

“Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”

Batismo no Espírito Santo

Muitos versículos da bíblia citam o batismo no Espírito Santo, pois Jesus Cristo  disse que através desse batismo, aqueles que crêem receberiam um alto poder. Essa é uma das promessas do Pai.

Mateus 3:11

 “Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.”

Atos 2:38

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.

O que a Bíblia fala sobre o batismo de Jesus?

As escrituras mencionam o batismo em diversos livros, mas a primeira aparição foi no livro de João Batista, onde a simbologia do ato era a “remissão dos pecados”.

Através do batismo, o Senhor estabelece uma nova aliança com a pessoa, isso só foi possível por causa a morte de Jesus na cruz que simbolizou a “ressurreição”.

Portanto, depois disso, o batismo se tornou um pacto entre Deus e o Homem, onde existe um comprometimento da pessoa batizada de ser um seguidor de Jesus durante a vida.

Perdão  dos pecados e aliança com Deus para viver uma vida totalmente nova. Por isso, todas as pessoas que se arrependem e querem ter um comprometimento com Deus, são candidatas ao batismo.

Mateus 28: 18-20

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

O batismo da bíblia mais conhecido de todos  os tempos

Sem dúvida nenhuma, o batismo mais marcante mencionado na Bíblia foi o do Mestre Jesus Cristo.

Como filho de Deus, ele quis dar o exemplo para todas as nações da terra, o batismo foi realizado por João Batista no Rio Jordão.

Nesse momento, a Bíblia aponta que uma voz de Deus veio  dos céus dizendo o quanto ele se agradava daquela situação, e no momento do batismo, o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma de pomba.

Mateus 3:13-17

Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”

Respondeu Jesus: “Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. E João concordou.

Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

Jesus Cristo foi batizado com 30 anos de idade, conforme registros no livro de Lucas 3:23:

“Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério. Ele era, como se pensava, filho de José, filho de Eli”.

Comente