Início » Vida Cristã » A Ascensão de Jesus – Como aconteceu este ato tão importante?

A Ascensão de Jesus – Como aconteceu este ato tão importante?

A ascensão de Jesus é um dos eventos mais importantes para os cristãos, pois retrata o dia em que Cristo subiu aos céus e se sentou à direita de Deus.

Sendo assim, o ato pode ser interpretado como o término da missão de Jesus na terra após ter enfrentado a morte, ressuscitado e passado seus conhecimentos para os discípulos.

ascensão de jesus cristo

Com isso, a ascensão de Jesus é celebrada anualmente quarenta dias depois de Sua ressurreição e se iguala a outros 4 grandes marcos religiosos da história para os cristãos como o batismo, a transfiguração, a crucificação e a ressurreição. Além disso, existe a promessa de que Jesus voltará do mesmo modo que foi Sua ascensão.

Quem foi Jesus Cristo?

Figura central do Cristianismo, Jesus Cristo foi um profeta e líder religioso enviado por Deus para salvar a humanidade. Durante a vida, Jesus realizou diversos milagres e, consequentemente, atraiu muitos seguidores.

Maria foi a mulher escolhida para conceber Jesus após Ele ser gerado pelo Espírito Santo.

Jesus passou a juventude em Nazaré, na Galileia e, quando adulto, foi batizado no Rio Jordão, por João Batista.

Após o batismo dedicou Sua vida à peregrinação e a pregação. Com isso, foi fortalecendo os Seus ensinamentos e servindo de exemplo para outras pessoas que queriam seguir o mesmo destino, além de ajudar os moradores da própria comunidade.

Suas pregações sobre o evangelho se estenderam para 12 apóstolos que seguiram os Seus passos.

Entre eles estava Judas Iscariotes, que entregou Jesus para os romanos em troca de 30 moedas de prata e foi considerado traidor.

A morte de Jesus

morte de jesus cristo

Jesus foi preso por soldados em Jerusalém após ser traído por Judas Iscariotes.

No Monte das Oliveiras foi torturado, espancado e obrigado a usar uma coroa de espinhos na cabeça. Além disso, teve que carregar Sua cruz até o local onde viria a ser crucificado e morto.

No passado, morrer em uma cruz era sinônimo de dor, sofrimento e humilhação.

Quando chegou a esse ponto Jesus já estava fraco, mas resistiu por aproximadamente 6 horas com mãos e pés pregados à cruz. Depois de morto o corpo de Jesus foi sepultado e o túmulo foi selado com um selo oficial.

A ressurreição de Jesus

ressurreição de jesus

No domingo seguinte à sexta-feira em que Jesus foi morto, Ele ressuscitou. Logo, apareceu para diversas pessoas e se tornou um símbolo para Seus seguidores.

Por isso, ao longo dos 40 dias em que se manteve na terra, Jesus dedicou Seu tempo com ensinamentos e, para isso, preparou os discípulos para honrarem Seu evangelho.

A ressurreição de Jesus atesta a história de que Ele foi capaz de interferir na história da humanidade para livrar todos os homens do pecado. Contudo, para isso foi necessária a redenção e a remissão dos pecados para a vida eterna.

Além disso, a ressurreição de Jesus foi o maior milagre ocorrido até hoje e a prova maior de que Deus enviou uma pessoa em carne e osso para consolidar os laços com a fé.

Ascensão de Jesus

ascensão de jesus

Após a morte e a ressurreição de Cristo, as escrituras deixam evidente que a ascensão de Jesus se deu como uma espécie de retorno corpóreo ao céu, pois ele foi saindo do chão de forma gradual e visível para os discípulos.

Os registros apontam ainda que, enquanto estava subindo, Jesus foi encoberto por nuvens e, com isso, surgiram dois homens vestidos de branco e anunciaram que Ele voltaria para a terra da mesma forma em que ocorria sua ascensão.

Quando subiu, ficou sentado à direita de Deus em demonstração e reconhecimento da Sua coragem, valentia, palavra e pelos ensinamentos e sabedorias deixados na terra.

Jesus disse ainda que apesar de estar partindo Ele enviaria o Espírito Santo para guiar os seus discípulos e dar continuação a sua jornada na terra.

jesus sentado à direita de deus

Assim como foi dito aconteceu, pois a chegada do Espírito Santo se deu no dia de Pentecostes.

Com isso, por meio do Espírito Santo, é possível que as pessoas fiquem mais unidas a Deus, recebendo dons espirituais e se capacitando para compreender a palavra de Deus.

Por isso, atualmente as pessoas celebram Sua história diante do alimento eucarístico, da partilha da palavra e da vida em comunidade.

Desse modo, é possível afirmar que a ascensão de Jesus foi um momento determinante para a história do catolicismo até os dias atuais, pois o legado que Ele deixou é adorado até hoje por milhões de pessoas.

Comente