Início » Nossa Senhora e Santos » Arcanjo Miguel – História e passagens da Bíblia

Arcanjo Miguel – História e passagens da Bíblia

A primeira aparição da figura do Arcanjo Miguel na Bíblia remonta passagens do Antigo Testamento em que, por visões e sonhos, o profeta Daniel ouve um anjo lhe contar a respeito da função do Arcanjo Miguel em defender Israel do mal.

Daniel, também conhecido como Beltessazar, foi um profeta do antigo testamento que escreveu muito a respeito dos anjos e das visões que tinha em que eles apareciam. Foi em uma dessas visões que o então profeta conheceu Miguel e o proclamou como um dos primeiros príncipes.

O profeta que viveu boa parte de sua vida na antiga Pérsia, contentou-se em escrever seus relatos a respeito dos dias que se seguiram e de todo o julgamento de Deus em prol dos homens que protegia. 

Assim, no livro de Daniel, no Antigo Testamento, Beltessazar escreveu suas visões e nelas deu um papel especial ao enviado dos céus o Arcanjo Miguel, que estaria protegendo os homens do poder de Satã e de seus anjos caídos.

Em seu livro podemos perceber uma mesma reflexão a respeito do Arcanjo em que ele se denomina como um guerreiro, sentinela e protetor dos povos. Daniel também atrela significado especial ao Arcanjo dizendo que seu papel será de suma importância no fim dos tempos.

Já em outras passagens do Antigo Testamento, mais especificamente no livro de Josué, observamos a presença de figuras que podem ser atribuídas às atividades do Arcanjo Miguel em sua presença, mesmo que não hajam muitas informações a respeito da identidade das forças que ajudavam os guerreiros na época. 

Muitos especialistas assumem que essa participação pode tanto ter sido obra do Arcanjo como do próprio Deus, graças ao fato de que na época em que o relato deve ter sido escrito, não era comum a adoração a figuras mais baixas como Arcanjos e Anjos.

Já no novo testamento o Arcanjo Miguel tem uma participação de destaque na capítulo do Apocalipse onde ele, senhor de grande poder, o Arcanjo mais forte, comandante das hostes de Deus e líder dos exércitos sagrados na guerra contra Satanás e seus anjos caídos, batalha nos céus e vence, derrubando assim o demônio e seus ajudantes.

Na história, quando Miguel derrubar Satã e seus anjos caídos, os mesmos tomarão conta da terra para desviar o caminho dos humanos de Deus. Mas o Arcanjo derrotará as forças do mal antes do fim e o povo de Deus renascerá para contemplar os tempos de paz e o seu Criador.

Oração do Santo Anjo

Os Anjos da guarda, criaturas celestes que cumprem os desígnios e os comandos de Deus. Todos somos acompanhados de perto por essas criaturinhas abençoadas e, como agradecimento e forma de entrar em contato com esse cuidado de Deus, podemos realizar as seguintes orações:

“Anjo de Luz, guardião da minha vida. A ti fui confiado pela santa misericórdia de Deus. Ilumina a minha alma, guarda-me dos males, orienta a minha inspiração, fortalece a minha sintonia com Deus e torna-me forte diante dos percalços. Lembra-me todos os dias de não julgar nem ferir. Tinge a minha mente de amor e harmonia, para que eu possa tornar o mundo melhor, agora e para todo o sempre. Amém.”

A segunda oração é um pouco mais curta e fácil de lembrar normalmente uma oração para os pequenos. Veja:

“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém”

As duas orações podem ser partes de bênçãos vindas do Senhor, para com os nossos queridos cuidadores e protetores, os Anjos da Guarda.

Passagens sobre Arcanjo Miguel

 Não são numerosas as passagens que retratam e falam do Arcanjo Miguel, mas as que existem são poderosas e cheias de significado e do anúncio do fim dos tempos, além do poder do Senhor. Confira algumas passagens bíblicas sobre o Arcanjo:

 Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: “O Senhor o repreenda”

Judas 1:9 

 Daniel 10:12-13 – E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvi­das, e eu vim em resposta a elas. Mas o prínci­pe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia.

Daniel 10:12-13 

 Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto. Multidões que dormem no pó da terra acorda­rão: uns para a vida eterna, outros para a vergo­nha, para o desprezo eterno.

Daniel 12:1-2 

 Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.

Apocalipse 12:7-9 

Comente